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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.date.accessioned2012-07-17T11:53:49Z-
dc.date.available2012-07-17T11:53:49Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Marxismo, educação, consciência e luta de classes no Sindicato dos Gráficos do Ceará. 2011. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3258-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectLuta de Classespt_BR
dc.subjectMarximopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectConsciousness and Class Strugglept_BR
dc.subjectSocialismo e educaçãopt_BR
dc.subjectConsciência de classept_BR
dc.subjectConflito socialpt_BR
dc.subjectTrabalhadores da indústria gráfica - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectTrabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE) - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectSindicatos - Trabalhadores da Indústria gráfica - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectSindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Cearápt_BR
dc.titleMarxismo, educação, consciência e luta de classes no sindicato dos gráficos do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNo doutorado, objetivamos registrar/analisar a práxis de um grupo de trabalhadores que, no tempo presente, se organiza no Sindicato dos Gráficos do Ceará, experienciando um processo de formação política. Inspirados pelo materialismo histórico-dialético trabalhamos com a interseção de fontes orais (histórias de vidas) e com vertentes escritas diversas (fotografias, jornais, panfletos etc). A problemática investigativa anuncia-se ao passo que, mesmo em tempos de fragmentação da classe trabalhadora e de destituição da luta sindical, os sujeitos desta pesquisa se reúnem interessados em estudar Marx e as transformações político-econômicas contemporâneas. Nesta perspectiva, asseguramos estar diante de um movimento de resistência e luta operária no século XXI. As reflexões/ações do grupo encontram nos princípios marxistas uma possibilidade de superação da crise enfrentada. Os resultados desta tese demonstram que a práxis formativa destes trabalhadores cinge-se à tese de que a formação é parte fundamental do conjunto destas relações sociais, portanto, determinada pelas relações mais amplas, mas constituindo potente instrumento de mudança da realidade social. Em nossas considerações, esta busca por uma educação politizadora, aliada à práxis de luta, contribui para a formação de uma subjetividade revolucionária pautada na consciência de classe.pt_BR
dc.title.enMarximo, Education, Consciousness and Class Struggle in the Union of Graphs of Cearápt_BR
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