Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3237
Title in Portuguese: Filosofias que sopram do mar: mapeando conceitos de povos do mar, com os habitantes de Tatajuba, Camocim-Ce.
Title: Philosophies qui viennent le la mer: une analyse du concept "peuples de la mer" avec les habitants de la plage de Tatajuba, au nord-est du Brésil
Author: Nonato Júnior, Raimundo
Advisor(s): Petit, Sandra Haydée
Keywords: Filosofia
Povos do Mar
Tatajuba
Mitologia
Educação popular
Sociopoética
Philosophie
Peuples de la mer
Tatajuba
Mythologie
Education populaire
Sociopoétique
Etnologia - Tatajuba(Camocim,CE)
Tatajuba(Camocim,CE) - Usos e costumes
Tatajuba(Camocim,CE) - Cultura popular
Issue Date: 2006
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: NONATO JÚNIOR, Raimundo. Filosofias que sopram do mar: mapeando conceitos de povos do mar, com os habitantes de Tatajuba, Camocim-Ce. 2006. 272f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Portuguese: O presente estudo é resultado de uma pesquisa sobre os conceitos de Povos do Mar realizada com os habitantes da comunidade litorânea de Tatajuba, em Camocim – Ceará. A investigação de campo foi feita entre agosto de 2005 e janeiro de 2006. O método utilizado foi a Sociopoética. Para tanto, foram realizadas seis oficinas de produção de dados na comunidade nos meses de setembro e outubro de 2005, bem como duas oficinas de contra-análise em dezembro do mesmo ano. O grupo alvo da pesquisa foi composto 17 moradores de Tatajuba. Estas oficinas visaram à valorização do potencial filosófico dos participantes, produzindo dados a partir de técnicas que se utilizaram da arte, da mitologia, da corporeidade e do inconsciente. Além destes procedimentos, a pesquisa de campo contou com a produção do diário do pesquisador elaborado a partir de observações na comunidade e experiências pessoais, datadas de janeiro de 2004 a julho de 2006. Ainda foram produzidos outros 13 diários por moradores de Tatajuba. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: 1) dos conceitos produzidos nas oficinas sociopoéticas; 2) da análise teórico-filosófica dos dados. Os resultados apontam para conceitos de Povos do Mar que demonstram polifônicos sentidos nas relações: espaço/ natureza/ modernidade/ progresso/ imaginação/ inconsciente/ realidade/ mito/ espiritualidade/ educação/ cotidiano. Todas estas dimensões apresentam-se imbricadas tanto entre si como também ao tema proposto. Em Tatajuba, os Povos do Mar apresentam-se, sobretudo, enquanto povos da diversidade cultural, Filósofos do mar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3237
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Dis_RNONATOJUNIOR.pdf9,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.