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Tipo: Dissertação
Título: A articulação de orações na produção escrita de alunos do 9º ano o ensino fundamental
Autor(es): Furtado, Maria Katiane Liberato
Orientador: Nogueira, Márcia Teixeira
Palavras-chave: Articulação de orações;Funcionalismo;Proposta didática;Articulation of sentences;Functionalism
Data do documento: 2018
Citação: FURTADO, Maria Katiane Liberato. A articulação de orações na produção escrita de alunos do 9º ano o ensino fundamental. 2018. 101f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: As aulas de língua portuguesa foram, por muito tempo, e ainda são, em muitas salas de aula no Brasil, centradas no ensino de regras e modelos de bem falar e escrever. Esse posicionamento prescritivo é pouco significativo para muitos estudantes, que não relacionam os conhecimentos escolares com sua vida prática. Os assuntos gramaticais, dentre eles as orações coordenadas e subordinadas, normalmente, estudados por um aspecto puramente classificatório, com ênfase na metalinguagem, não são relacionados a contextos comunicativos concretos. Uma considerável parte das produções textuais escritas de alunos do 9o ano do ensino fundamental de escola pública estadual de ensino do Ceará demonstram baixo domínio das articulações de orações, sendo os textos por eles produzidos, principalmente, por sucessões de orações simples (ou constituídas por encaixamento), em que suas relações sintáticas e semânticas não aparecem na superfície textual. A partir de tal constatação, objetiva-se, como este trabalho, o desenvolvimento e aprofundamento de habilidades relacionadas à articulação de orações em textos escritos, de modo que as relações semânticas pretendidas pelos alunos, autores dos textos, sejam satisfatoriamente explicitadas em suas produções escritas. A metodologia consiste numa proposta de abordagem de caráter produtivo e reflexivo, dividida em três etapas: sondagem, intervenção e avaliação. A fundamentação teórica das atividades encontra-se no Funcionalismo linguístico, particularmente nos trabalhos de Matthiessen e Thompson (1988), Neves (1999) e Decat (2001), que descrevem a articulação de orações como organização retórica do discurso, na consideração integrada de aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos. As conclusões a que chega o presente trabalho confirmam a hipótese inicial de que o estudo do fenômeno de junção entre as orações por meio de uma abordagem menos ligada à nomenclatura gramatical e mais pautada pelo uso auxilia de modo mais efetivo e eficaz na coerência e diversificação do emprego de articuladores textuais, bem como na complexidade dos períodos construídos, favorecendo, assim, o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos.
Abstract: Portuguese language classes have been, for a long time, and still are, in many classrooms in Brazil, centered on the teaching of rules and models of good speaking and writing. |This prescriptive positioning is insignificant for many students, who do not relate the knowledge learned at school with their practical lives. Grammatical subjects, among which coordinated and subordinate clauses, usually, studied by a classificatory aspect, with an emphasis on metalanguage, are not related to concrete communicative contexts. A considerable part of the written textual productions of 9th grade elementary school students from the Public School of Education of Ceara State show low dominance of articulations of clauses in sentences. The texts are produced mainly by sequences of simple sentences (or consisting of nesting), in which its syntactic and semantic relations do not appear on the textual surface. Based on this observation, the objective is to develop and deepen the skills related to the articulation of sentences in written texts, so the semantic relations intended by the students, authors of the texts, are satisfactorily explained in their written productions . The methodology consists of a proposal of a productive and reflexive approach, divided into three stages: survey, intervention and evaluation. The theoretical basis of the activities is found in Language Functionalism, particularly in Matthiessen and Thompson (1988), Neves (1999) and Decat (2001), which describe the articulation of sentences as a rhetorical organization of discourse, in the integrated consideration of aspects syntactic, semantic and pragmatic. The conclusions reached in the present work confirm the initial hypothesis; that the study of the phenomenon of junction between sentences through an approach less linked to grammatical nomenclature and more guided by the use helps in a more effective way in the coherence and diversification the use of textual articulators, as well as the complexity of the constructed periods, thus favoring the development of students' writing skills.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32141
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