Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31912
Title in Portuguese: Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicado ao ensino de Física: um estudo sobre circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio
Author: Soares, João Paulo
Advisor(s): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Experimentos de baixo custo
Circuitos elétricos
Issue Date: 2012
Citation: SOARES, J. P. Experimento com o uso de materiais de baixo custo como ferramenta pedagógica aplicado ao ensino de Física: um estudo sobre circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como foco investigar se o experimento com o uso de materiais de baixo custo potencializa a aprendizagem dos alunos sobre os conceitos de circuitos elétricos simples, verificando se este recurso poderá ser aplicado a outros conteúdos do Ensino de Física. Sobre o aspecto da abordagem teórica, o uso da experimentação apresenta possíveis soluções para minimizar as dificuldades do insucesso na aprendizagem nos conteúdos de Física, oferecendo inúmeras possibilidades de se aprender praticando, procurando relacionar o uso da atividade experimental com a aprendizagem significativa. A pesquisa aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola publica, apresentou resultados significativos relacionados ao aprendizado e a motivação dos alunos, verificando-se a possibilidade de se estender outros conteúdos aplicados a Física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31912
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_jpsoares.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.