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Tipo: Tese
Título: Ideologia e Educação na perspectiva da Ontologia Marxiana
Título em inglês: Ideology and Education in the perspective marxist ontology
Autor(es): Costa, Frederico Jorge Ferreira
Orientador: Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Palavras-chave: Ontologia;Ideologia;Educação;Ontology;Ideology;Education;Educação – Filosofia;Trabalho
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: COSTA, Frederico Jorge Ferreira . Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. 159f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: O vínculo ontológico entre ideologia e educação está presente no fato do processo de transmissão e apropriação das objetivações requeridas de cada indivíduo para enfrentar as exigências da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posições teleológicas socialmente desejáveis. Estas estão necessariamente presentes num conjunto de ideações as quais visam dar sentido às repostas prático-conscientes dos indivíduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais – seja entre indivíduo e comunidade ou comunidade e natureza – nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formações sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educação como imanentemente ideológica.
Abstract: The ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3168
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