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dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorCosta, Frederico Jorge Ferreira-
dc.date.accessioned2012-07-11T16:10:29Z-
dc.date.available2012-07-11T16:10:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCOSTA, Frederico Jorge Ferreira . Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. 159f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3168-
dc.description.abstractThe ontological ties between ideology and education is present in the process of transmission and appropriation required from each individual in order to confront the demands of social life. It is more and more important to reproduce and consolidate a joining of teleological desirable social positions, that are necessarily present in the conjunction of ideations which aim at explaining the practical and conscious answers from the social individuals. At the same time, they raise consciousness of the social conflicts, either between the individual and the community or community and nature, in the primordial sociability, or between classes in the more developed social formations. This characterizes the complex of education as something immanently ideological.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducação – Filosofiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleIdeologia e Educação na perspectiva da Ontologia Marxianapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO vínculo ontológico entre ideologia e educação está presente no fato do processo de transmissão e apropriação das objetivações requeridas de cada indivíduo para enfrentar as exigências da vida social, ser cada vez mais importante para reproduzir e consolidar um conjunto de posições teleológicas socialmente desejáveis. Estas estão necessariamente presentes num conjunto de ideações as quais visam dar sentido às repostas prático-conscientes dos indivíduos sociais, ao mesmo tempo em que tornam conscientes os conflitos sociais – seja entre indivíduo e comunidade ou comunidade e natureza – nas sociabilidades primordiais, ou entre classes nas formações sociais mais desenvolvidas. Isso caracteriza o complexo da educação como imanentemente ideológica.pt_BR
dc.title.enIdeology and Education in the perspective marxist ontologypt_BR
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