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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3113
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo Avaliativo de dois cursos de Educação Física no Município de Fortaleza via teoria da gestão da informação e do conhecimento |
Título em inglês: | Evaluate study of two graduate school of Physical Education in Fortaleza City via theory of the information management and knowledge |
Autor(es): | Dias, Jocyana Cavalcante da Silva |
Orientador: | Nascimento, Raimundo Benedito do |
Palavras-chave: | Educação Física – Estudo e Ensino (Superior) – Avaliação – Fortaleza(CE);Educação Física – Estudo e Ensino(Superior) – Inovações tecnológicas;Universidades e faculdades particulares – Avaliação – Fortaleza(CE);Universidades e faculdades públicas – Avaliação – Fortaleza(CE) |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | DIAS, Jocyana Cavalcante da Silva. Estudo avaliativo de dois cursos de educação física no Município de Fortaleza via teoria da gestão da informação e do conhecimento. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010. |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente a gestão da informação e do conhecimento dos cursos de educação física em uma instituição particular e outra pública. Tomou-se como referencial teórico o modelo de Davenport (1998). Os dados necessários ao estudo foram levantados por um questionário que, além das questões de caracterização dos sujeitos envolvidos (professores, alunos e funcionários), continha uma escala de avaliação constituída por 42 itens medidos através de uma escala de intervalos aparentemente iguais (Escala de Likert), com três categorias de respostas (concordo, concordo em parte, discordo). Analisou-se a validade da escala através dos indicadores: coeficiente de precisão, erro padrão da medida, coeficiente de sensibilidade, coeficiente de validade e discriminação dos itens. A validade de construto da escala foi analisada através da análise fatorial com método dos componentes principais e rotação EQUAMAX. Foram identificados sete fatores (tecnologia da informação; política informacional; cultura informacional; arquitetura da informação; estratégia informacional; avaliação da gestão da informação; equipe informacional), subjacentes ao construto medido, que estão presentes no modelo de Davenport. Através da análise de variância, o modelo linear geral indicou que o conjunto da amostra somente se diferencia em relação à instituição dos sujeitos. Não se observou diferença significativa em relação a sexo, idade, tempo na instituição e tipo de respondente ao instrumento. Nos sete fatores, a instituição particular apresentou melhores resultados que a pública, destacando-se o fator tecnologia. Supõe-se que o acompanhamento das inovações no nível da tecnologia é fundamental para as instituições particulares implementarem seus negócios e conseqüentemente seu lucro. |
Abstract: | The purpose of this study is to evaluate management of information and knowledge in two graduate school of physical education: a public institution and a private one. The theoretical base is the Davenport model (1998). The empirical date were collected through a questionnaire and a evaluation scale. The questionnaire aimed to characterize the subjects involved in the research (teachers, students and staff personal). The scale, with 42 items, offered three possible answers: Agree, agree in part and disagree. The scale coefficient of reliability, sensibility, validity, standard error of measurement, and item discrimination were determined. The construct validity was determined using principal components factorial analysis, and orthogonal EQUAMAX rotation. Seven factors were identified (information technology, information politics, information culture, information architecture, information strategy, evaluation of information management, information team), subjacent the construct measured. Through analyses of variance, the general linear model indicated that the sample is different of the subject institution only. No significative discrepancies were observed in relation to sex, age, time in the institution and respondent category. The private institution presented best results than the public one, in all seven factors, specially in the factor technology. It is assumed that the updating with the innovations technology is crucial to the private institutions in the implication of their business and, consequents, their profits. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3113 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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