Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30774
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Auto-realização: uma necessidade existencial
Autor(es): Ramos, Evilásio Almeida
Palavras-chave: Auto-realização;Necessidade existencial;Relações humanas positivas;Busca de valores;Níveis de aspiração;Necessidade de transcendência
Data do documento: 1980
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Ramos, E. A. (1980)
Resumo: Para início de análise, a auto-realização é definida, aqui, de maneira bastante simplificada, como uma necessidade existencial. É tida pela maioria dos psicólogos humanistas como o postulado básico do desenvolvimento psicológico da pessoa humana. Como postulado, claro está, não é imune a críticas e contestações. Mas as Ciências Sociais, diga-se de passagem, são contestáveis justamente porque se baseiam em postulados teóricos, muitas. vezes não suficientemente comprovados pela experiência empírica. A auto-realização é um desses postulados. Embora não seja gratuitamente privilegiada pela Psicologia Humanista-Existencial - pois há evidências científicas em seu favor (Cofer-Appley 1972, p. 642-675) - precisa contudo de mais comprovação para ter maior acolhida. Isso não invalida o esforço de se explorar seu conteúdo conceitual. É isso que pretendo fazer aqui - analisar o conceito de auto-realização tal como é concebido pelos psicólogos humanistas, sem me preocupar com suas implicações fora da psicologia do desenvolvimento da personalidade. Ela certamente tem relevantes consequências úteis à educação, por exemplo, mas não me ocuparei disso neste momento.
Descrição: RAMOS, Evilásio Almeida. Auto-realização: uma necessidade existencial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 53-66, jul./dez. 1980.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30774
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_art_earamos.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.