Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3048
Tipo: | Dissertação |
Título: | CEFAM: Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério: homoerotismo, indisciplina e panoptismo - histórias de vida de jovens normalistas em regime integral no Instituto de educação do ceará (1992- 1995) |
Título em inglês: | Teaching: homoerocism, indisciplines and panopticism - histories of life of young normalistas in integral regimen in the Instituto de Educação do Ceará of it (1992 - 1995) |
Autor(es): | Campelo, Kátia Malena Sampaio |
Orientador: | Vasconcelos, José Gerardo |
Palavras-chave: | Homoerotismo;Panoptismo;Análise de Discurso;Iindisciplina e Histórias de Vida;Homoeroticism;Indiscipline;Panopticism and Life Stories;Transgressões Disciplinares;Indisciplina Escolar;Erotismo;Corporeidade;História Oral;Análise de Discurso;Formação de Professores;Memórias |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | CAMPELO, Kátia Malena Sampaio. CEFAM: Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento ao Magistério: homoerotismo, indisciplina e panoptismo - histórias de vida de jovens normalistas em regime integral no Instituto de educação do ceará (1992- 1995). 2009. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009. |
Resumo: | O objetivo de estudo desta pesquisa foi analisar o cotidiano do CEFAM com o foco das práticas de homoerotismo, (in)disciplina e panoptismo das histórias de vida das normalistas que participaram do projeto de formação de professores no Instituto de Educação do Ceará entre os anos de 1992-1995. A metodologia aplicada durante a pesquisa foi o levantamento de documentos da época. Encontrei documentos referentes à implementação do projeto, regimento disciplinar, atas de registro das condutas indisciplinares e entrevistas com sujeitos envolvidos. É importante ressaltar que a pesquisa realizada foi mediante o cruzamento de fontes documentais e relatos orais, apontando para um conceito de se fazer histórias de condutas e sentimentos, que foi narrada por agentes sociais, que falaram e ecoaram sentimentos de suas vivências, de seu cotidiano cefaniano e de suas intimidades. Sabendo que trabalho de pesquisa desde âmbito privativo, gerou em mim pesquisadora armadilhas e contradições diversas. Esta incidência de emoções e sentimentos intrínsecos aos relacionamentos íntimos que foram investigados, levou-me a optar por um registro de temporalidade, com base em depoimentos a respeito de um terreno subjetivo recheado de signos e códigos, em que os dilemas e as fronteiras conferiram significados e projeções buscadas de uma memória individual e coletiva neste universo explorado. Outra metodologia utilizada foi a análise de discurso alimentada pelos sujeitos envolvidos, que apresentaram dentro do espaço CEFAM um corpo que se educa, que se torna disciplinado, liberando dispositivos da sexualidade, gerindo práticas sexuais que se expandiram e que, ao mesmo tempo, se modelaram e permaneceram as mesmas.O CEFAM e todos os que circularam delimitaram espaços, servindo-se de símbolos e códigos, afirmando que cada uma podia ou não fazer. Separaram e instituíram. Percebi que no interior cefaniano o tempo e o espaço valorizaram as diferentes formas; o tempo do estudo e o tempo delimitaram os lugares permitidos proibidos e determinaram os sujeitos que poderiam ou não transitar por eles; e decidiram qual o tempo que importava; apontaram as formas adequadas para todas as pessoas se ocupar em(ou gastar ou em usar) o tempo. |
Abstract: | The objective of this research was to analyze the daily CEFAM with a focus in the practice of homoeroticism, (in)discipline and panopticism life histories of normality that participated in the project of teacher education at the Institute of Education of Ceará between the years 1992-1995. The methodology applied during the research was a survey of the season. I found documents relating to project implementation, regiment disciplinary record of the minutes of unruly behavior and interviews with people involved. Importantly, the survey was conducted by the intersection of documentary sources and oral histories, pointing to a concept of making stories and feelings of conduct, which was told by social workers, who spoke and echoed sentiments of their experiences in their daily cefaniano and their intimacies. Knowing that research work since sieve private and particular, has generated in me researcher several pitfalls and contradictions. The impact of emotions and feelings inherent to intimate relationships that were investigated, led me to choose a record of temporality, based on testimony about a land filled with subjective signs and codes, in which the dilemmas and gave meaning and boundaries projections sought an individual and collective memory in this universe that has been explored. Another method used was discourse analysis supplied by the involved subjects who presented within the space CEFAM a body that is educated, it becomes disciplined releasing devices sexuality managing sexual practices that expand, and at the same time is shaped and remained the mesmas.O CEFAM and all that circulated delimited spaces. Making use of symbols and codes, stating that each one could not do. Separated and instituted. I realized that within cefaniano time and space: value different forms: the study time and time delimited the places permitted and forbidden subjects determined whether or not they pass through them, decided that the time that mattered, pointed out the appropriate forms for all persons to mind (or spend) the time. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3048 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_Dis_KMSCampelo.pdf | 648,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.