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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafios aos coordenadores-formadores de professores nas escolas da rede Municipal de São Luís
Título em inglês: As trainer of teachers in a critical-reflexive conception, in the context of the schools in the Municipality of São Luís-MA
Autor(es): Vituriano, Hercília Maria de Moura
Orientador: Moraes, Silvia Elizabeth Miranda de
Palavras-chave: Formação Continuada;Concepção Crítico-Reflexiva;Coordenador Pedagógico;Formadores de Professores na escola;Training continued;Critical–Reflective Conception;Pedagogical Coordinator;Trainers of Teachers in the school;Professores - Formação - São Luís(MA);Reflexão(Filosofia);Prática de Ensino;Educação permanente - São Luís(MA);Escolas municipais - São Luís(MA)
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: VITURIANO, Hercília Maria de Moura. Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafios aos coordenadores-formadores de professores nas escolas da rede municipal de São Luís. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: O presente estudo está vinculado a Linha de Pesquisa de Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. O objetivo central do trabalho é analisar o papel do Coordenador Pedagógico como formador de professores em uma concepção crítico-reflexiva, no contexto das escolas da Rede Municipal de São Luís – MA. São discutidas as possibilidades e limites da formação que ocorre na escola e o papel dos formadores nesse contexto. Inicialmente apresenta-se o percurso metodológico onde se destacam os sujeitos e o contexto da pesquisa, os procedimentos e instrumentos utilizados e faz-se uma síntese das lições aprendidas e das fontes de informação que serviram de base para a análise. Em seguida, discute-se a evolução do processo de formação de professores no Brasil, especialmente a partir dos anos 70, passando pelos anos 80 e chegando aos dias atuais. Consideram-se duas vertentes no âmbito das discussões sobre a formação docente, a primeira voltada para uma perspectiva transmissiva, a qual tem se buscado superar e, outra, em evidência nos últimos anos, que é a questão da formação crítico-reflexiva. No terceiro capítulo, o tema em discussão é a escola como lócus privilegiado da formação docente. Daí em diante a ênfase recai sobre a análise dos dados, a qual é feita no quarto capítulo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas as informações foram colhidas junto a quatro coordenadores-formadores que atuam em escolas da Rede Municipal de São Luís – MA (RMSL-MA), em diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos). A escolha dos sujeitos da pesquisa recaiu sobre aqueles (as) que têm conseguido mobilizar os professores e são reconhecidos pelo seu sucesso no trabalho. Apresentam-se boas situações de formação na escola, por considerar que estas possam sinalizar elementos importantes para um processo de avaliação na Rede Municipal de São Luís – MA. Tomando por base os dados analisados, conclui-se que, para atuar como formador de professores na escola, é importante que se atue em uma perspectiva crítico-reflexiva. Destaca-se por fim, que ser formador é uma função desafiadora: por não ser prescritiva, sua atuação implica, não considerar o contexto de atuação em que apenas as situações pareçam claras e distintas, mas, ao contrário, muitas vezes, o formador atua diante das urgências e das incertezas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3045
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