Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3043
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação do tutor: um estudo sobre os aspectos teóricos e práticos do curso de formação de tutores a distância do IFCE |
Título em inglês: | Tutor training: a study of the theoretical and practical aspects of the training course for distance tutors of IFCE |
Autor(es): | Mineiro, Hélvia Moreira |
Orientador: | Silva, Cassandra Ribeiro de Oliveira e |
Palavras-chave: | Educação a Distância;IFCE;Formação do Tutor;Distance Education;Tutor Training;Ensino à distância - Fortaleza(CE);Professores - Formação - Fortaleza(CE);Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | MINEIRO, H.M.; SILVA, C.R.O. (2011) |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de investigar a formação do tutor através do Curso de Formação de Tutores a Distância do IFCE. Esse profissional carece de formação que contenha elementos norteadores para sua prática tutoria, haja vista que é considerado de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade à distância. Indaga-se então, como o curso de formação para tutor oferece ferramentas e conhecimento necessário para desempenhar a função de tutoria na EaD? A pesquisa consiste numa abordagem qualitativa, cujos objetivos foram exploratórios e descritivos. Em decorrência da necessidade de investigar detalhadamente a formação do tutor através do curso de formação e as particularidades da temática que fundamentou a escolha da referida abordagem. Os resultados e discussões desenvolvidos na pesquisa, concluí-se que a formação do tutor é algo essencial a sua pratica enquanto profissional da EaD, sendo de grande importância que a instituição fomentadora ao projetar o curso de formação atente-se a elementos que aliem a teoria e a simulação da pratica atrelado a teoria durante o curso e, também após a conclusão do mesmo esse aluno (futuro tutor) seja acompanhado na sua pratica. Com isso têm-se profissionais mais seguros de sua atuação. Os alunos questionados contribuíram de maneira valorosa ao pontuar itens carentes de mudança e adequação. Portanto, a formação do tutor descortina a educação a distância e todas as suas características. Uma vez que o tutor é considerado professor numa perspectiva em que as Tecnologias Digitais da Informação oferecem ferramentas para concretização do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é notória a necessidade de trabalhar conteúdos/conceitos essenciais a sua formação, tais como: funções, saberes, papéis, atribuições, competências a serem desempenhadas. |
Descrição: | MINEIRO, Hélvia Moreira. Formação do tutor: um estudo sobre os aspectos teóricos e práticos do curso de formação de tutores a distância do IFCE. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3043 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_ HMMineiro .pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.