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Tipo: Dissertação
Título: Considerações sobre alguns aspectos das práticas profissionais docentes, em contextos de mudanças curriculares - institucional
Título em inglês: Consider some aspects of profissional teaching practices, curriculum changes in institutional contexts.
Autor(es): Vieira, Cibele Miranda
Orientador: Bodião, Idevaldo da Silva
Palavras-chave: Professores de Educação Básica;Prática de Ensino;Currículo Escolar;Reforma do Currículo
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: VIEIRA, Cibele Miranda. Considerações sobre alguns aspectos das práticas profissionais docentes, em contextos de mudanças curriculares - institucionais. 2010. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar a prática docente em um contexto de trabalho marcado por uma reforma curricular. Trata-se de um estudo de caso com base etnográfica estruturado em uma pesquisa realizada com professoras do ensino fundamental I em uma escola pública do município de Maracanaú, região metropolitana da cidade de Fortaleza - Ceará. Foram realizadas observações, principalmente, mas não exclusivamente, nas salas de aula, além de entrevistas com as professoras envolvidas, com gestores da escola e da administração central, e análise documental. Os resultados da pesquisa organizam-se em torno de aspectos da prática docente, como o planejamento escolar, o uso do livro didático, as ações de formação, a distribuição do horário das disciplinas escolares e as fontes de consulta utilizadas pelos docentes nos momentos de seus planejamentos. As elaborações deste estudo permitem afirmar que a postura dos docentes não apresentou mudanças significativas que pudessem ser associadas à mudança institucional proposta. A análise revela que nem sempre o trabalho docente é modificado ou direcionado para o que se espera deles. O trabalho docente parece já ter uma formação anterior que parte de princípios e experiências adquiridos ao longo dos anos de magistério e que resistem às mudanças curriculares e pedagógicas. A mudança na prática docente ocorre no momento em que ele sente sentido no que lhe é proposto, de modo que, enquanto não houver um sentido para a prática de sala de aula, nada poderá chegar à escola.
Abstract: This research’s objective was to study the teaching practice in a working context permeated by the curricular renovation. It is composed of a case study with an ethnographic basis structured in a research performed by elementary school I teachers from a public school in the township of Maracanaú, located at Fortaleza’s metropolitan region in the state of Ceará. Observations were made mainly, but not exclusively, inside of the classrooms, as well as interviews with the participant teachers, school directors and central administration and documental analysis managers. The research’s results were organized according to the aspects of the teaching practice, like school planning, textbook use, formation actions, school schedules’ distribution and the research sources used by teachers in their planning. This study’s formulations allow the affirmation that the teachers’ position didn’t show meaningful changes that could be associated to the institutional change proposed. The analysis reveals that neither the teacher’s work is modified nor is it oriented to what is expected from them. The teaching work seems to already hold a previous formation which grows from the principles and experiences acquired through the teaching years and which resist the curricular and pedagogical changes. The change in teaching practice occurs at the moment in which he feels it is meaningful, in the sense that while there’s no meaning for it regarding the practice inside of the classroom, none of it will reach the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2979
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