Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
Autor : Lima, Marcos Antônio Martins
Marinho, Ana Edwiges Sousa
Palabras clave : Sociologia;Sociologia clássica;Sociologia da educação
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Cadernos de Educação
Citación : LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.
Resumen en portugués brasileño: Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Aparece en las colecciones: DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_art_MAMLima e AESMarinho.pdf196,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.