Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra |
Título em inglês: | A study on the learning of quadratic functions with the mediation of software geogebra |
Autor(es): | Andrade, Wendel Melo |
Orientador: | Brandão, Jorge Carvalho |
Palavras-chave: | Funções quadráticas;Aprendizagem mediada;Software geogebra;Quadratic functions;Software geogebra |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Andrade, W.M.; Brandão, J. C. (2017) |
Resumo: | A temática em questão veio à tona em decorrência da dificuldade apresentada pelos alunos no aprendizado das funções quadráticas e também considerando o crescente avanço da tecnologia, em que percebemos a necessidade de uma maior inserção de recursos tecnológicos, tais como o software geogebra, no processo de aprendizagem deste conteúdo. Diante disso, podemos evidenciar o problema desta pesquisa por meio da seguinte questão: de que forma o uso do software geogebra pode contribuir com a aprendizagem dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas? Com base nesta problemática e fundamentando-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, no processo de internalização, na zona de desenvolvimento proximal e na formação de conceitos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, e suas contribuições para a construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma intervenção metodológica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Os sujeitos da pesquisa são alunos da 1.ª série do ensino médio de uma escola pública do município de Massapê-Ce. Os instrumentos para a coleta de dados se constituíram em diário de campo, questionários de identificação de aprendizagens e teste de sondagem de conhecimentos. Com base na análise dos dados coletados ao longo da pesquisa de campo percebeu-se que a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas. |
Abstract: | The issue in question came to light due to the difficulty presented by the students in learning the quadratic functions and also considering the growing advance of technology, in which we perceive the necessity of a greater insertion of technological resources, such as geogebra software, in the process of learning this content. In view of this, we can highlight the problem of this research by means of the following question: how can the use of geogebra software contribute to the learning of concepts related to the content of quadratic functions? Based on this problem and based on the socio-interactionist theory of Vygotsky, and its conceptions about mediation, the process of internalization, the zone of proximal development and the formation of concepts, this research has as general objective to analyze the use of software geogebra, as an educational tool inserted in a learning process with mediation, and its contributions to the construction of concepts related to the content of quadratic functions. The methodology of this work has a qualitative method of research, of the exploratory type, being taken elements of a participant research, once a methodological intervention was carried out with the purpose of analyzing the use of the software geogebra as instrument of mediation in the learning of quadratic functions . The subjects of the research are students of the 1st grade of high school in a public school in the municipality of Massapê-Ce. The instruments for data collection consisted of field diaries, questionnaires to identify learning and test of knowledge probing. Based on the analysis of the data collected during the field research, it was noticed that the learning of the quadratic functions with the mediation of the software geogebra and the teacher, was satisfactory mainly with regard to the study of their graphic representations. |
Descrição: | ANDRADE, Wendel Melo.Um estudo sobre a aprendizagem das funções quadráticas com a mediação do Software Geogebra. 2017. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28833 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_wmandrade.pdf | 5,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.