Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28184
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A globalização e a crise do desemprego: política de austeridade como solução para a crise do desemprego na Europa
Título en inglés: Globalization and unemployment crisis: austerity policies as a solution to the unemployment crisis in Europe
Autor : Ribeiro, Luiz Alberto Pereira
Duarte, Francisco Carlos
Palabras clave : Desenvolvimento;Globalização;Desemprego;Política de austeridade;Direitos sociais
Fecha de publicación : 2016
Editorial : NOMOS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citación : RIBEIRO, L. A. P.; DUARTE, F. C. (2016)
Resumen en portugués brasileño: A globalização econômica/financeira produz impactos no mundo, tendo por fundamento principal o respaldo no argumento da liberação dos mercados. Não se trata de um fenômeno atual, sendo que o seu apogeu se deu após os anos setenta com a crise financeira, inicialmente pelos Bancos e Multinacionais. Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas. Para tentar conter o desemprego decorrente, principalmente, da globalização econômica/financeira, surge a política da austeridade imposta na Europa, mais especificamente em relação aos países que adotaram a moeda euro, como um modelo a ser seguido a fim de resolver o problema da crise de desemprego. A finalidade deste trabalho é analisar a globalização e sua relação com o desemprego, bem como a política de austeridade imposta em alguns países do Euro como mecanismo de solução para a crise do desemprego. Para tanto, o presente trabalho se baseou em pesquisas doutrinárias e em dados fornecidos pelo IBGE, EAPN e pela OIT. Por fim, apresentaremos as considerações finais a respeito da pesquisa realizada, respondendo a indagação se a política de austeridade imposta em alguns países do Euro tem contribuído para a diminuição do desemprego.
Abstract: The economic and financial globalization produces impacts worldwide, with the main foundation backed by the liberation of the markets. This is not just a current phenomenon, its peak occurred after the seventies decade, with the financial crisis, initially by Banks and Multinationals. As a source of economic/financial move, globalization has generated reflections on society and, therefore, generating strong impact on increasing unemployment, deregulation and flexible labor rights. To try to contain unemployment, due mainly to the economic/financial globalization, the policies of austerity required in Europe, more specifically in relation to the countries that have adopted the Euro currency as a model to be followed, appears to solve the problem of the crisis unemployment. The purpose of this study is to analyze globalization and its relation to unemployment and the austerity policies imposed on some countries of the Euro zone as a mechanism for solving the unemployment crisis. Thus, this present study was based on doctrinal research and data provided by IBGE, EAPN and ILO. Finally, we present the final considerations about the survey, answering the question whether the austerity policy has contributed to the decline in unemployment or not.
Descripción : RIBEIRO, Luiz Alberto Pereira; DUARTE, Francisco Carlos. A globalização e a crise do desemprego: política de austeridade como solução para a crise do desemprego na Europa. NOMOS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, v.36, n.1, p. 257-272, jan./jun.2016.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28184
ISSN : 1807-3840
Aparece en las colecciones: FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_lapribeiro.pdf467,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.