Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28024
Tipo: TCC
Título: O direito como condição para a paz perpétua em Immanuel Kant
Autor(es): Montenegro, Lucas Romero
Orientador: Costa, Regenaldo Rodrigues da
Palavras-chave: Direito;Paz (Filosofia);Liberdade
Data do documento: 2012
Citação: MONTENEGRO, Lucas Romero. O direito como condição para a paz perpétua em Immanuel Kant. 2012. 68 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: A paz e os meios para sua realização têm sido objeto dos esforços de teóricos de diversos pensadores ao longo da história. Uma importante contribuição foi, sem dúvida, a de Immanuel Kant, que concebeu a paz perpétua como um fim racional para seres humanos em estreita conexão com a ideia de direito. Dessa forma, busca-se recompor, considerando o caráter sistêmico de seu pensamento, a argumentação kantiana que concebe o direito como uma condição para a paz a perpétua. Para a consecução de tal objetivo, foram lidas as principais obras do filósofo que se relacionam com o tema, sem deixar de considerar importantes contribuições de alguns de seus principais comentadores. Após um tratamento do problema da liberdade no domínio da razão teórica e de sua dedução a partir do fato da razão, inicia-se uma abordagem da ideia de direito e de sua importância na discussão da paz. Conclui-se então que o direito pode ser concebido como condição da paz perpétua sob dois pontos de vista correlacionados: (i) como condição necessária para que se possa pensar a paz como um fim racional para os homens; e (ii) como condição suficiente da efetivação da paz no âmbito das ações humanas.
Abstract: Peace and the means to achieve it have been an aim to the theoretical striving of many thinkers throughout history. An important contribution in this way was undoubtedly that of Immanuel Kant, who conceived perpetual peace as rational end to human beings in narrow connection to the idea of right. Thus, we shall attempt to reconstruct, from a systemic perspective, Kant’s arguments that support his view of right as a condition to perpetual peace. This end has been attained by means of the analysis of Kant’s works that relate to the theme and also the important contributions of some main scholars. After an approach to the problem of freedom in the realm of theoretical reason, the idea of right and its importance to peace is discussed. As a conclusion, it is argued that right can be conceived as condition to perpetual peace from two different correlated perspectives: (i) as a necessary condition to the possibility of thinking peace as a rational end to human beings; and (ii) as a sufficient condition to the realization of peace in the realm of human actions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28024
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_lrmontenegro.pdf505,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.