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Tipo: TCC
Título: A análise da internet como meio de propaganda eleitoral
Autor(es): Macedo, João Vicente Granja de
Orientador: Araújo, Francisco Regis Frota
Palavras-chave: Internet;Internet na publicidade;Campanha eleitoral;Tática politica
Data do documento: 2013
Citação: MACEDO, João Vicente Granja de. A análise da internet como meio de propaganda eleitoral. 2013. 68 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estuto a utilização da internet como instrumento de propaganda eleitoral. Esta por sua vez, tem como objetivo a captação de voto dos eleitores, utilizando diversas modalidades com o fim de convencê-los que determinado candidato é o mais apto para exercer um cargo público eletivo. Sendo importante seguir o que diz a legislação em relação à propaganda eleitora, preservando-se, dentre outros, o princípio da iqualdade de condições para aqueles que disputam o pleito. No aspecto da propaganda eleitoral, onde tantas limitações existem, a internet mostra-se um meio apropriado e barato para a propagação das propostas dos condidatos e no mundo da democracia tem mostrado um enorme vigor. A utilização da internet proporciona uma maior interação entre candidato e eleitor, quebrando barreiras e tornando a disputa mais igualitária. Nas campanhas eleitorais, a internet era pouco explorada até as eleições de 2008, sofrendo bastantes restrições. Contudo, a Lei n° 12.034/09 trouxe modificações sobre essa modalidade de propaganda eleitoral, que serão abordadas com detalhes no decorrer deste trabalho monográfico.
Abstract: This monograph has as its object of study using the internet as a tool for electioneering. This turn is aimed at attracting votes from voters using several modalities in to convince them that a particular candidate is better able to perform elective public office. While it is important to follow what the law says regarding electioneering, preserving, among others, the principle of equal conditions for those who dispute the claim. In the aspect of electioneering, where there are so many limitations, the Internet proves to be a suitable and inexpensive means for the propagation of the candidates' proposals and democracy in the world has shown a trementous force. The use of the Internet provides greater interaction between candidate and voter, breaking barriers and making the dispute more egalitarian. In election campaigns, the Internet was little explored until the 2008 elections, suffering enough restictions. However, Law No. 12.034/09 modifications brought about this type of electioneering, which are discussed in detail throughout this monograph.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28003
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