Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26836
Title in Portuguese: A influência exercida pela gestão da qualidade sobre a motivação dos trabalhadores
Author: Felix, Antônio Carlos da Silva
Advisor(s): Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Keywords: Gestão da qualidade
Motivação no trabalho
Desempenho
Issue Date: 2015
Citation: FELIX, Antônio Carlos da Silva. A influência exercida pela gestão da qualidade sobre a motivação dos trabalhadores. 2015. 57 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Abstract in Portuguese: Este estudo demonstra os resultados da análise da influência exercida pela Gestão da Qualidade sobre a Motivação dos Funcionários. O objetivo deste trabalho é identificar uma correlação entre a qualidade e a motivação, e analisar como essas variáveis afetam o desempenho dos trabalhadores. Os objetivos específicos buscaram demonstrar os principais benefícios da qualidade para a organização, os comportamentos afetados pela gestão da qualidade, as dificuldades de se trabalhar com qualidade, as ferramentas de qualidade mais impactantes na organização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva qualitativa e quantitativa com 60 pessoas, que trabalham ou já trabalharam em organizações que adotam o sistema de gestão da qualidade. Os resultados obtidos mostram que a gestão da qualidade exerce forte influência sobre a motivação dos trabalhadores, além de impactar em outros aspectos do desempenho. Mesmo nas empresas que não valorizam muito o sistema de qualidade ou que ainda estão em processo de desenvolvimento, as pessoas entendem que o trabalho exercido com qualidade gera muitos benefícios tanto aos clientes externos quanto aos clientes internos.
Abstract: This study shows the results of influence exercised by quality management over the employee’s motivation. This work’s goal it`s identify a correlation between quality and motivation, and analyze how this variables affects the employee’s performance. The specifics goals searched show the mains quality benefits for the organizations, the behaviors affected by the quality management, the difficulties from work with quality, and the quality tools with most impact in the organization. The methodology used was a quantitative and qualitative descriptive research with sixty peoples, that works or worked in organizations with quality management system. The results gets show that management quality exercised a strong influence over the people’s motivation, besides impact other aspects of performance. Even in the companies that don’t valorizes too much the quality management system or still in development process, people understand that the job exercised with quality provides a lot of benefits for the outside customers and internal customers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26836
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_acsfelix.pdf494,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.