Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26767
Title in Portuguese: Relato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solos
Author: Marques, Edilaine da Silva
Toma, Raul Shiso
Keywords: Magistério
Prática docente
Reflexão
Issue Date: 2016
Citation: MARQUES, E. S; TOMA, R. S; (2016)
Abstract in Portuguese: O estágio em docência é uma prática que visa inserir os alunos de pós-graduação na prática do magistério. Para os alunos que não tem experiência em docência, essa é uma atividade que permite a sua capacitação. Porém, qual a importância para quem já exerce a docência? Se pensarmos em formação continuada do docente, essa é uma oportunidade do estagiário reavaliar e melhorar sua prática docente. Os objetivos do trabalho foram compartilhar conhecimentos e enriquecer a experiência em docência entre os alunos de graduação e pós-graduação, assim como, proporcionar uma formação contínua para pós-graduandos que já exercem o magistério. O estágio foi realizado em 2015.2 no curso de Agronomia da UFC na disciplina de Levantamento e Classificação de Solo. A primeira etapa consistia em acompanhar o professor responsável pela disciplina nas aulas teóricas e a segunda, em conduzir as aulas práticas em laboratório didático. O acompanhamento das aulas teóricas em sala de aula ministradas pelo orientador permitiu a reflexão em relação à prática docente adotada pela estagiária em sala de aula outrora. No momento da intervenção da estagiária com a turma foram vivenciadas algumas dificuldades, tais como o conteúdo da disciplina e o nível da turma em relação às turmas já trabalhadas pela estagiária. Essa problemática fazia surgir um sentimento de insegurança e isso mostra que, a partir do momento que o docente sai de sua zona de conforto, esses sentimentos florescem, e isso requer que o profissional supere tais circunstâncias, para que possa progredir. E, para que a superação aconteça de forma mais fácil, o acompanhamento do orientador é fundamental. Conclui-se que, o estágio é uma ferramenta que permite melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos que já exercem a docência. Ademais, fica evidente que o docente fora de sua zona de conforto, precisa progredir para vencer as dificuldades e, assim, melhorar seu trabalho.
Description: MARQUES, Edilaine da Silva; TOMA, Raul Shiso. Relato de experiência do estágio em docência na disciplina de levantamento e classificação de solos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26767
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_esmarques.pdf48,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.