Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26760
Title in Portuguese: Avaliação da participação de pós-graduando em atividade inaugural sobre formas farmacêuticas e vias de administração de fármacos junto à disciplina de farmacologia-odontologia da ufc/fortaleza
Author: Kurita, Bianca Moreira
Melo, Iracema Matos
Forte, Tereza Cristina Marques
Sarte, Marina Fiuza
Lima, Vilma
Keywords: Docência
Pós-graduação
Farmacologia
Issue Date: 2016
Citation: KURITA, Bianca Moreira et al. Avaliação da participação de pós-graduando em atividade inaugural sobre formas farmacêuticas e vias de administração de fármacos junto à disciplina de farmacologia-odontologia da ufc/fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Abstract in Portuguese: A participação de pós-graduandos (PGs) em atividades de docência do ensino superior é importante para o aprimoramento de sua didática e seu modo de se relacionar com os graduandos. Objetivo: Avaliar as atividades de PG na disciplina de Farmacologia para Odontologia. Metodologia: Uma pós-graduanda, mestranda em Farmacologia e ex-monitora da disciplina e ex-IC em Farmacologia, ministrou uma atividade inaugural do curso abordando as principais Formas Farmacêuticas encontradas no mercado farmacêutico, seguida de revisão sobre vias de administração de fármacos à turma de 2016.1. Ao final, aplicou-se um questionário, considerando a desenvoltura da PG, inferindo-se sobre o conhecimento dos assuntos, a didática de ensino, a capacidade de solucionar dúvidas, qualidade dos slides e pontualidade da mesma, classificando como ótimo, bom, regular e insuficiente, ou atribuindo notas de 0 a 10,0 conforme os quesitos. Resultados: Dentre os 28 alunos matriculados, 25 (89,2%) avaliaram a atividade. Acerca do conhecimento do assunto abordado pela PG, todos os 25 alunos declararam esse quesito como ótimo. Destes, 23 (92%) consideraram que a PG teve uma ótima didática de ensino, e 2 (8%) alunos julgaram como boa didática. No que concerne à capacidade da PG em solucionar dúvidas, os alunos conceituaram ótima (88%) ou boa sua capacidade (12%). Quanto à qualidade dos slides, 21 (84%) alunos reputaram como ótima e 4 (16%) ou de boa qualidade. Quanto à pontualidade, todos (100%) os alunos consideraram-na ótima. Por fim, a média aritmética das notas conferidas pelos alunos na avaliação geral das atividades resultou em 9,76. Conclusão: a atividade inaugural do curso realizada pela pós-graduanda foi bem conceituadas pelos alunos, o que evidencia a importância dos programas de iniciação à docência da pós-graduanda desde a monitoria até o presente, junto ao mestrado no sentido de melhor contribuir à docência do ensino superior. Apoio: CNPq; CAPES.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26760
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bmkurita.pdf51,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.