Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
Title in Portuguese: Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância.
Author: Carvalho, Beatriz Bezerra
Barros, Gracy Kelly Amaral
Caldas, Jane Eyre Martins
Soares, Deyse Mara Romualdo
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Soares, Mara Romualdo
Silva, Mirella Mota Cavalcante
Lima, Luciana
Keywords: Interação.
Educação a Distância.
discussão.
Issue Date: 2016
Citation: CARVALHO, B. B; BARROS, G. K. A; CALDAS, J. E. M; SOARES, D. M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; SOARES, M. R; SILVA, M. M. C; LIMA, L; (2016)
Abstract in Portuguese: O objetivo do trabalho é descrever a relação entre discente e docente no decorrer da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada pela Universidade Federal do Ceará do semestre de 2016.1 na modalidade Educação a Distancia (EaD) para alunos da graduação presencial, ocorrendo no âmbito do ambiente virtual de aprendizagem Solar. Passando por rodízios bissemanais durante quatro módulos que compreendem as temáticas de Ambientação em EaD; Diferença como qualidade do que é diferente; Educação ambiental, Tecnocultura, Tecnologia e Tecnocracia; Papel e Identidade de Gênero; Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade; Direitos Humanos como construção cultural e Avaliação da disciplina, a turma número 10 é analisada por meio de observação passiva. Compreende-se que o ambiente virtual de aprendizagem integra as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) e docência, facilitando o acesso ao ambiente de discussão acadêmica devido à flexibilidade de horários. Entretanto, visto que, nesta disciplina, os alunos pontuam quanto o cumprimento de prazos para postagem, os fóruns sofrem esvaziamento parcia – tanto por parte do corpo discente como pelo corpo docente – durante certo período, resultando em um monólogo da parcela discente que ocupa ativamente os fóruns, prejudicando o processo de discussão ao torná-lo superficial e restrito aos textos básicos da disciplina. Entende-se que a participação ativa e interativa dos corpo docente junto ao discente estimula maior participação durante o período de postagens bem como , ao fomentar as discussões, abre novas vias de debate.
Description: CARVALHO, Beatriz Bezerra et al. Interação entre discente e docente como fomento para discussão em educação à distância. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26544
Appears in Collections:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bbcarvalho.pdf49,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.