Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289
Title in Portuguese: Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa
Author: Costa, Nelson Barros da
Keywords: Discurso
Canção
Discurso pedagógico
Discurso científico
Issue Date: 2003
Publisher: Linguagem em (Dis)curso
Citation: Costa, N. B. (2003)
Abstract in Portuguese: Utilizando a linha de Análise do Discurso desenvolvida por Dominique Maingueneau, este trabalho pretende investigar o lugar da canção no discurso pedagógico oficial. Tomamos como seu representante aqui os Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino fundamental de língua portuguesa no Brasil). Analisando tal texto, procuraremos responder as seguintes questões: a) Qual o lugar da canção no contexto de categorias construídas no âmbito do discurso científico, mas retomadas pelo discurso pedagógico oficial, como "oral" e "escrita" e "literário" e "não-literário"? b) Partindo da hipótese de que o discurso pedagógico relativo ao ensino do português ainda mantém fortes relações com o discurso e a teoria literários, como estão consideradas aí as diferenças, as semelhanças e as relações entre a poesia e a canção? c) Um é tomado como variante do outro, ou são tidos como gêneros diferentes? d) Como aparece a canção nesse contexto?
Description: COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289
ISSN: 1982-4017
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_art_nbcosta.pdf436,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.