Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25581
Tipo: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no Triângulo CRAJUBAR – CE
Título em inglês: Teaching and learning of electric guitar in the CRAJUBAR triangle
Autor(es): Pinheiro, Cicero Wagner Oliveira
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho
Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Música da UFCA – Práticas pedagógicas;Ensino da música - práticas pedagógicas - Região Metropolitana do Cariri (RMC) – CE;Música - Instrução e estudo - Região Metropolitana do Cariri (RMC) – CE;Teaching and learning;Teaching democratic music
Data do documento: 2017
Citação: PINHEIRO, Cicero Wagner Oliveira. Ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no Triângulo CRAJUBAR – CE. 2017. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas e metodológicas no ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no triângulo CRAJUBAR e fomentar aquelas consideradas fundamentais para um ensino de música democrático. Para tanto, foi necessário, além de investigar alguns espaços de ensino e aprendizagem de guitarra no curso de Licenciatura em Música da UFCA, apresentar um breve histórico da guitarra no CRAJUBAR sob a perspectiva da história de vida de alguns agentes. A fim de iluminar as reflexões esta pesquisa utilizou como referencial teórico a Ecologia dos Saberes de Maria Cândida Moraes, a praxiologia do Pierre Bourdieu e algumas ideias e propostas de Maura Penna sobre a democratização do acesso à arte e à cultura. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e os procedimentos metodológicos adotados são a história de vida em formação e estudos do tipo etnográfico. O trabalho apresentou uma interessante organização dos estudos da guitarra a partir de seis tópicos: conhecimento do braço, técnica, leitura, harmonia, improvisação e repertório; sendo que, a partir dessa organização, podem ser utilizadas as seguintes práticas pedagógicas e recursos metodológicos: Sistema 5 (CAGED), apreciação musical, “pegar músicas de ouvido”, transcrição em partitura, composição – em sentido amplo –, estudo e performance de repertório que contemple uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais, desde a música popular até a erudita, utilização de metrônomo, playbacks, áudios, vídeos, videoaulas e gravação musical. Ressaltamos ainda a Aprendizagem Musical Compartilhada como excelente proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de guitarra em contextos coletivos
Abstract: The aim of this dissertation was to understand pedagogical and methodological practices in the teaching and learning of electric guitar in the CRAJUBAR triangle and to foster those considered fundamental for a teaching of democratic music. For that, it was necessary, besides investigating some spaces of teaching and learning of electric guitar in the course of Graduation in Music of the UFCA, to present a brief history of the electric guitar in the CRAJUBAR under the perspective of the life history of some agents. In order to illuminate the reflections, this research used as a theoretical reference the Ecology of Knowledge of Maria Cândida Moraes, the praxiology of Pierre Bourdieu and some ideas and proposals of Maura Penna on the democratization of access to art and culture. It is a qualitative research and the methodological procedures adopted are the life history in formation and studies of the ethnographic type. The work presented an interesting organization of the studies of the guitar from six topics: knowledge of the arm, technique, music reading, harmony, improvisation and repertoire; From this organization, the following pedagogical practices and methodological resources can be used: System 5 (CAGED), musical appreciation, “pick up songs from the ear”, transcription in score, composition - in a broad sense -, study and repertoire performance that contemplate a wide variety of genres and musical styles, from popular music to the erudite, use of metronome, playbacks, audios, videos, video lessons and music recording. We also emphasize Shared Musical Learning as an excellent methodological proposal for the teaching and learning of electric guitar in collective contexts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25581
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_cwopinheiro.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.