Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
Title in Portuguese: Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória
Author: Amorim, Elivando Lima de
Advisor(s): Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo
Keywords: Linguagem de programação (Computadores)
Algoritmos
Educação – Aprendizagem
Issue Date: 2014
Citation: AMORIM, Elivando Lima de. Seleção de um conjunto de artefatos educacionais para o ensino de programação introdutória. 2014. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014.
Abstract in Portuguese: Ensinar e aprender programação continuam sendo um desafio. O processamento mental de abstrações e o domínio de habilidades de resolução de problemas são as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos estudantes. Assim, para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos e para auxiliá-los no entendimento dos conceitos abstratos de linguagens de programação e algoritmos, esta pesquisa propõe um conjunto de artefatos educacionais, que são compostos por um jogo, exercícios de programação contextualizados, ferramentas de visualização e depuração de algoritmos e por uma linguagem de programação visual. A seleção desse conjunto se baseou nas principais propostas discutidas nos eventos nacionais de Informática na Educação, bem como nas experiências positivas relatas. Os resultados foram: a seleção de um conjunto de artefatos educacionais que pode ser utilizado, durante a maior parte de um curso de Programação Introdutória, como um recurso complementar às aulas; definição das dificuldades e necessidades dos alunos, tratadas por cada artefato educacional; e uma proposta de sequência de utilização do conjunto de artefatos educacionais selecionado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25207
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_elamorim.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.