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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24659
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pedagogia das competências e escolas estaduais de educação profissional do Ceará: formando para o mercado |
Título em inglês: | Pedagogy of skills and state schools of professional education of Ceará: forming for the market |
Autor(es): | Moreira, Damares de Oliveira |
Orientador: | Rocha, Antonia Rozimar Machado e |
Palavras-chave: | Rede Estadual de Ensino – Ceará;Desenvolvimento de atitudes;Educação para o Trabalho – Ceará;Pedagogy of competences;Professional education |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Moreira, D. O.; Rocha, A. R. M. (2017) |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo central investigar o conceito e os pressupostos da Pedagogia das Competências e como estes se articulam às Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, destacando seus discursos e sua proposta curricular. A pesquisa adota um referencial crítico orientador da análise sobre o objeto de estudo, localizando-o no contexto mais amplo do desenvolvimento capitalista. Compreendemos que a interlocução com elementos conjunturais é fundamental para apreensão dos determinantes socioeconômicos e políticos que circundam nosso objeto. No que se refere à metodologia escolhida, considerando a necessidade de entender a totalidade e as contradições dos fatos sociais, nos apoiamos no materialismo histórico-dialético. Assim, nossa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem bibliográfica, documental e de campo. No primeiro capítulo, tratamos de introduzir a pesquisa em seus aspectos mais gerais. No segundo, abordamos a Educação Profissional no contexto da crise do capital e das transformações produtivas. No terceiro capítulo, analisamos a Pedagogia das Competências e suas interfaces conceituais. Finalmente, no quarto e último capítulo refletimos sobre as Escolas de Educação Profissional da rede Estadual do Ceará e suas interfaces com a Pedagogia das Competências. Os resultados da pesquisa apontam que a Pedagogia das Competências mantém laços ajustados com o sistema de produção capitalista. Suas regras encontram-se fixadas no plano mais macro do capital que é o de formar/adestrar sujeitos com características que convém ao “novo” mercado de trabalho, ou seja, homens e mulheres flexíveis, altruístas, comportados, proativos, competitivos e resilientes. A Pedagogia das Competências intervém na subjetividade dos estudantes e no ensino profissional, isso fica muito evidente, haja vista a interferência do meio empresarial na formação direta dos alunos, bem como na integração dos documentos. Nesse contexto desolador, percebemos que a educação do Brasil continua sendo marcada pelo dualismo que consiste em uma educação esteirada nos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos para os ricos e outra balizada na concreticidade imediata e no mercado de trabalho para a classe trabalhadora. No cenário mediado pelas competências os saberes destinam-se para poucos, enquanto que a maioria permanece excluída de obter níveis mais elevados dos conhecimentos sistematizados ao longo na história da humanidade. A superação desse cenário antagônico a serviço do capital e mediado pelas competências para o mercado se impõe como condição de emancipa |
Descrição: | MOREIRA, Damares de Oliveira. Pedagogia das competências e escolas estaduais de educação profissional do Ceará: formando para o mercado. 2017. 124f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24659 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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