Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24404
Title in Portuguese: Coerência e coesão nos textos argumentativos dos alunos do ensino médio
Author: Silva, Roberto Cláudio Bento da
Keywords: Textualidade
Ensino
Aprendizagem
Textuality
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: Silva, R. C. B. (2017)
Abstract in Portuguese: Este trabalho analisa as produções escritas dos concluintes do Ensino Médio relativas aos fatores de textualidade, coerência e coesão. Foram analisados dez textos argumentativos de alunos de uma escola pública, localizada em Araripe – CE que foram produzidos por ocasião da participação deles no vestibular simulado que a escola promoveu no final de ano de 2012. Para tanto, fundamentamo-nos em Costa Val, Koch, Fávero e Travaglia, dentre outros. Verificamos os usos que os alunos fizeram dos fatores de textualidade através da análise das condições de continuidade, progressão, não contradição e articulação no nível da coerência e da coesão; e sua importância para o estabelecimento do sentido pretendido pelo produtor e para a recuperação deste pelo leitor. Observamos que, no nível da coerência, 60% dos textos ferem a condição de continuidade; 90% ferem a progressão e não contradição, e todos ferem a condição de articulação. O mesmo acontece no nível da coesão.
Abstract: This paper analyzes the written productions of high school graduates concerning textuality factors, coherence and cohesion. We analyzed ten argumentative texts students of a public School, located in Araripe - Ce, which were produced on the occasion of their participation in the simulated college entrance examination that the school promoted at the end of 2012. Therefore, We base ourselves in Costa Val., Ingedore Koch, Favero and Travaglia, among others. We note the uses to which the students made of textuality factors by analyzing the continuity conditions, progression, not contradiction and coordination at the level of coherence and cohesion; and its importance to the establishment of the wishes of the producer and the recovery of the player. We observed that the consistency level, 60% of texts injure the condition of continuity; 90% wound progression and non-contradiction, and all hurt the condition of joint. The same is true at the level of cohesion.
Description: SILVA, Roberto Cláudio Bento da. Coerência e coesão nos textos argumentativos dos alunos do ensino médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 5 esp., p. 56-82, jan./jun. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24404
ISSN: 2237-6321 (online)
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_rcbsilva.pdf308,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.