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Tipo: Dissertação
Título: Escola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciada
Título em inglês: Ita-Ara school: the affirmation of Pitaguary identity through differentiated school
Autor(es): Oliveira, Andre Barbosa de
Orientador: Carvalho, Alba Maria Pinho de
Palavras-chave: Índios Pitaguary - Identidade étnica;Currículo Intercultural;Índios Pitaguary - Etnologia;Identity;Culture
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Andre Barbosa de. Escola Itá-Ara: a afirmação da identidade Pitaguary através da escola diferenciada. 2016. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE),
Resumo: A afirmação da identidade Pitaguary através educação diferenciada na escola Itá-Ara, título desta pesquisa, é um trabalho de investigação antropológico sobre o papel da educação escolar indígena na constituição do sujeito Pitaguary. O estudo objetiva compreender como a escola desenvolve a construção da “cultura” desta etnia gerando o sentimento de pertencimento através de formas educacionais que acontecem pelo modelo formal de educação, por meios de suas disciplinas curriculares normais, mas ao optar por estudar a forma como esse ensino é realizado nas disciplinas ministradas pela escola, não deixa-se de perceber como outros elementos educativos, que pode ser percebido como não curriculares, são trabalhados através dessa instituição de ensino. A metodologia utilizada foi a observação direta do lócus pesquisado que pretendeu apreender as relações sociais existentes entre a pessoas que trabalham e estudam na escola indígena. Para uma melhor apreensão sobre estas pessoas foram feitas entrevistas semiestruturadas e aplicaram-se questionário e atividades com os alunos para captar dados sobre as suas interpretações sobre a etnia Pitaguary. Os capítulos foram divididos de forma a apreender como a Escola Itá-Ara está formada dentro da educação escolar e da educação específica. No primeiro capítulo, faz-se um breve contexto sobre os índios do Nordeste do País, a construção da sua identidade e a educação escolar indígena. No segundo capítulo, há uma contextualização histórica da educação escolar indígena no Brasil até o momento atual. No terceiro descrevo os elementos que podem contribuir com a formação da identidade indígena dos Pitaguary. No último capítulo, explora-se como os professores e alunos compreendem a escola indígena.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24241
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