Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro
Título em inglês: Media and information literacy in Librarianship education: notes to the brazilian context
Autor(es): Farias, Gabriela Belmont de
Palavras-chave: Competência informacional e midiática;Formação profissional;Biblioteconomia;Ensino;Media and information literacy;Professional qualification;Librarianship;Teaching
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citação: FARIAS, Gabriela Belmont de. Competência informacional e midiática no ensino de Biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 160-184, jan./jul. 2017.
Resumo: Apresenta a contribuição da competência informacional e midiática às ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da competência informacional e midiática, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a competência informacional e midiática na formação do bibliotecário e a todos os contextos de aprendizagem. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência informacional e midiática, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.
Abstract: It displays contribution the media and information literacy for teaching and learning actions that can positively influence the formation of Librarianship course students in the Brazilian context, the appropriate media and information literacy, putting them into practice through interventions teaching. The objective was to provide a reflection on the media and information literacy training librarian and all learning contexts. The research sets up a qualitative approach to literature and exploratory nature. This is a contribution of innovative and social aspects interested in adopting new postures in this teaching-learning ambience, as well as assist in the understanding of the fundamental issues related to competence in information and media, allowing its appropriation formation of Librarianship courses and promoting the deepening of reflections sometimes pointed and the need to implement it as part of the basic training of the librarian.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22695
ISSN: 1980-6949
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_gbfarias.pdf583,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.