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Tipo: Dissertação
Título: Na cadência das fanfarras: uma história de vida em formação e a Fanfarra Moreira de Sousa
Título em inglês: In the cadence of marching bands: a story of life in training and fanfare Moreira de Sousa
Autor(es): Santos, Alexandre Magno Nascimento
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho de
Palavras-chave: Fanfarra Moreira de Sousa - História;Grupos Musicais - Juazeiro do Norte-CE;Cultura popular - Juazeiro do Norte-CE;Educação musical - Juazeiro do Norte-CE;Fanfarras - História;Training process
Data do documento: 2016
Citação: Santos, A. M. N.; Albuquerque, L. B. (2016)
Resumo: Essa pesquisa tem como tema central o processo de ensino e aprendizagem musical na FANMOSA - Fanfarra Moreira de Sousa da cidade de Juazeiro do Norte-Ce. Os resultados foram apresentados no Curso de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES, que está vinculado ao Instituto de Cultura e Arte – ICA, da Universidade Federal do Ceará – UFC. O interesse por essa investigação se deu por conta da minha condição de regente da mesma e a proximidade da minha experiência com a praxologia à frente desse grupo. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma análise sobre o processo de ensino e aprendizagem musical na FANMOSA, tendo por base a minha trajetória de vida e o processo formativo-musical. A pesquisa tem a história de vida como metodologia principal para essa investigação autobiográfica que será explorada nas narrativas de história de vida e formação musical. Para alcançarmos êxito na pesquisa se fez necessário uma reflexão na história de vida, observando aspectos da trajetória social, educacional e profissional, identificando elementos no processo de formação musical. Na perspectiva de conhecer os agrupamentos de Fanfarras que utilizam em sua formação instrumentos de percussão e sopro, foi feito uma catalogação de dados sobre as origens, organologia, estilos e outros aspectos das fanfarras, observando aspectos culturais, artísticos, sociais, históricos, campos musicais e principalmente no ensino e aprendizagem, formal, informal e oculto que norteiam as fanfarras nas suas estruturas pedagógicas. Também foi feito uma busca em materiais bibliográficos, entidades e documentos sobre as classificações, padronizações e categorizações das fanfarras, a partir dos regulamentos dos seus campeonatos no cenário da musicalidade brasileira. Os resultados apontaram que práticas colaborativas, influenciaram na minha história de vida durante toda a minha formação musical, como também a minha história de vida e percurso profissional influenciaram na formação musical dos componentes da Fanfarra Moreira de Sousa e com tudo a pesquisa mostrou que a proximidade com a FANMOSA, influenciou também na minha história de vida e formação musical. Observa-se que a minha trajetória humana e formativo-musical está diretamente ligada à minha família, as bandas, as fanfarras e ao processo de ensino e aprendizagem musical na Fanfarra Moreira de Sousa, assim como essas estão evidenciadas diretamente na minha história de vida em formação e assim construída com muito sacrifício e dedicação a música e as fanfarras.
Abstract: This research is focused on teaching and music learning process in FANMOSA – Fanfare Moreira de Sousa city of Juazeiro do Norte-Ce. The results were presented at the Professional Master in Arts - PROFARTES, which is linked to the Institute of Culture and Art - ICA, the Federal University of Ceará - UFC. Interest in this research took place because of my regente condition thereof and the proximity of my experience with praxologia ahead of this group. The aim of this work is to develop an analysis of the process of teaching and learning music in FANMOSA, based on my life story and the educational-musical process. The research has the story of life as the main method for its autobiographical research that will be explored in the narratives of life story and musical training. To achieve success in research is a reflection on the life history was necessary, noting aspects of social, educational and professional history, identifying elements in the musical training process. From the perspective of knowing Fanfares clusters they use in their training instruments of percussion and wind, a data cataloging was done on the origins, organology, styles and other aspects of fanfares, observing cultural, artistic, social, historical, musical fields and especially in the aspect of teaching and learning, formal, informal and hidden that guide the fanfares in their educational structures. It was also made a search on bibliographical material, entities and documents on ratings, standardizations and categorizations of fanfares from the regulations of the championships in the scenario of Brazilian musicality. The results showed that collaborative practices, influenced my life story throughout my musical training, as well as my life story and career influenced the musical development of the components of Fanfare Moreira de Sousa, and with all research has shown that proximity with FANMOSA also influenced my life story and musical training. Note that my human and formative-musical path is directly linked to my family, the bands, the brass bands and teaching and music learning process in Fanfare Moreira de Sousa, and these are highlighted directly on my life story in training and well built with great sacrifice and dedication to music and fanfares.
Descrição: SANTOS, Alexandre Magno Nascimento. Na cadência das fanfarras: uma história de vida em formação e a Fanfarra Moreira de Sousa. 2016. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21189
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