Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19842
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conceptions of health education practices in the context of Nursing Education |
Título(s) alternativo(s): | Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem |
Autor(es): | Pinheiro, Sâmia Jucá Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz Barreto, Luciana de Fátima Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho Pereira, Francisco Gilberto Fernandes Barbosa, Andréa Lopes B |
Palavras-chave: | Educação em Saúde;Estudantes de Enfermagem;Educação em Enfermagem |
Data do documento: | Jul-2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | PINHEIRO, S. J. et al. Conceptions of health education practices in the context of Nursing Education. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 4, p.545-52, jul./aug. 2016. |
Resumo: | Objetivo : compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos : estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo. Resultados : identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão : o s acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde. |
Abstract: | Objective : to understand health education practices in the context of nursing education. Methods : a qualitative study held in a private Higher Education Institution. The participants were 22 subjects who answered a semi- structured interview, whose information was organized and analyzed by the content analysis method. Results : three categories were identified: health education and the nurse as an educator; health education in primary care; and comparison of educational practices in levels of care. Conclusion : the students understood the importance of health education in their training, and felt the need to expand these practices to all health care levels. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19842 |
ISSN: | 2175-6783 On-line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_sjpinheiro.pdf | 236,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.