Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17836
Type: Artigo de Periódico
Title: Objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no ensino da Biblioteconomia no Brasil: um olhar sobre o LTi
Title in English: Learning objects as a pedagogical resource in teaching librarianship in Brazil: a point view about LTi
Authors: Silva, Daiana Basilio da
Silva, Patrícia
Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Objetos de Aprendizagem;Recursos Tecnológicos;Biblioteconomia;Laboratório de Tecnologias Intelectuais;Learning Objects;Technology Resources;Librarianship;Intellectual Technologies Laboratory
Issue Date: 2014
Publisher: Biblionline
Citation: SILVA, Daiana Basilio da; SILVA, Patrícia; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no ensino da Biblioteconomia no Brasil: um olhar sobre o LTi. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 108-122, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino-aprendizagem vem sofrendo diversas mudanças no que se refere ao surgimento de recursos tecnológicos no processo de educação, com intuito de promover uma inter-relação com os alunos no decorrer do seu aprendizado. Entende-se como primordial, a formulação de metodologias de ensino que utilizem recursos para facilitar os processos de aprendizagem, visando praticidade e eficiência, e inserindo as inovações tecnológicas presentes cada vez mais em diversos setores da sociedade contemporânea. Considerado como um tipo de software educacional, os objetos de aprendizagem (OA) se caracterizam como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Brasil, tendo como foco o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), um projeto de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido no âmbito do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB), que favorece ações para facilitar o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. A metodologia se concentra na abordagem descritiva e exploratória, com o uso do método observatório. A partir dos dados coletados, conclui-se que os projetos hospedados no site do LTi se enquadram dentro dos características e classificações dos Objetos de Instrução mencionados na literatura de AO, demonstrando que o Laboratório se constitui em uma plataforma disponibilizadora de meios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem com recursos pedagógicos para o ensino da Biblioteconomia, cooperando para que haja interação contínua no processo info-educacional.
Abstract: The teaching-learning submitted several changes with regard to the emergence of technological resources in the education process, with the objective of to promote an inter-relationship with the students in the course. It is understood as primordial, the formulation of teaching methodologies that use resources to facilitate learning processes, aiming practicality and efficiency, and inserting technological innovations increasingly present in many sectors of contemporary society. Considered as a kind of educational software, the learning objects are characterized as facilitators in the teaching- learning process. In this context, this work presents research carried out to identify learning objects as a teaching resource in Librarianship course at the Federal University of Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brazil, focused on the Project called Laboratory of Intellectuals Technologies (LTi), this Project is developed under the Department of information Science of the UFPB, which favors actions to facilitate open access to scientific and technological information in order to promote reflection and provide expertise in intellectual production technologies, communication and use of this information. The methodology focuses on descriptive and exploratory approach, using the observatory method. From the data collected, it is concluded that the characteristics and classifications found in the LTi site, confirms that are within the characteristics and classification – Instructional Objects - mentioned in the literature, showing that the LTi constitutes a platform who provides teaching-learning resources for teaching librarianship by cooperating so there is continuous interaction in the info-educational process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17836
ISSN: 1809-4775
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_dbsilvapsilvamgguedes.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.