Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16213
Title in Portuguese: Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do Município de Jijoca de Jericoacoara (CE)
Title: The effects of a municipal assessment on systematic learning students 2nd year of early years in schools of Jijoca de Jericoacoara Municipality (CE)
Author: Muniz, Rita de Fátima
Advisor(s): Braga, Adriana Eufrásio
Keywords: Educational Assessment
Education Evaluation System of the municipality in Jijoca de Jericoacoara
Ensino público
Educação e Estado
Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara
Issue Date: 2016
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: MUNIZ, Rita de Fátima. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do Município de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Portuguese: Trâmites legais como a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e o Plano Nacional de Educação estimulam a criação de sistema de monitoramento da educação em estados e municípios. Quais seriam então os efeitos da adoção dessas sistemáticas por parte dos municípios? Tais monitoramentos contribuem para a aprendizagem de alunos em anos iniciais do Ensino Fundamental? Esta pesquisa buscou responder a questões como essas. Para tanto, focou vivências de sistemas de avaliação externa, mais especificamente aquelas pertinentes ao Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Os objetivos deste trabalho consistiram em avaliar o papel desempenhado pelo referido Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em face do processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa e em Matemática dos alunos do 2º ano dos anos iniciais nas escolas do município de Jijoca de Jericoacoara. Como suporte teórico, embasou-se na perspectiva de uma avaliação formativa, de Scriven (1981), e em autores como Luckesi (2011), Pavão (1998), Werle (2010), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros, que abordam a temática da avaliação educacional. A pesquisa foi prioritariamente de natureza qualitativa, utilizando-se de estatísticas descritivas, entrevistas, questionários semiestruturados, análise documental e observações. A corrente filosófica fenomenológica heideggeriana foi utilizada como suporte teórico na metodologia durante a análise e discussão dos resultados. As informações obtidas permitiram concluir que o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara realiza um trabalho de acompanhamento da educação, contribuindo positivamente para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem no município.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16213
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_rfmuniz.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.