Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15503
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Por uma civilização do trabalho
Autor(es): Freire, Aderbal
Palavras-chave: Legislação do trabalho;Direito do trabalho
Data do documento: 1952
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Faculdade de Direito do Ceará
Citação: FREIRE, Aderbal (1952)
Resumo: Enquanto o direito do trabalho não perder a feição de mero pálio protetor, destinado a abrigar uma parte da coletividade humana, conservando-a nessa vexatória menoridade social , mantendo-a nessa capitis diminutio que a verdadeira justiça repele, enquanto não tomar a seu cargo curar o mal dêsse injustificado opróbio, extirpando-lhe as raizes e expungindo as causas que produzem essa diferenciação da humanidade em gente e sub-gente, não perderá o direito do trabalho a condição de recurso transitório e contingente, artificial e frustrâneo. Compete-lhe, em resumo, contribuir para a afirmação e a prática dessa igualdade substancial que existe entre todos os homens, igualdade que não é bem a igualdade jurídica e política sonhada pelos revolucionários de 89, nem a igualdade econômica total, impraticável porque contrária às desigualdades naturais entre os indivíduos.
Descrição: FREIRE, Aderbal. Por uma civilização do trabalho. Revista da Faculdade de Direito do Ceará, Fortaleza, v.6, 2ª fase, 1952, p.107-144.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15503
ISSN: 23172940
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1952_art_afreire.pdf5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.