Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15287
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem em química orgânica no ensino médio: um estudo descritivo |
Título em inglês: | Learning assessment in organic chemistry in high school: a descriptive study |
Autor(es): | Silva, Elison Alexandre da |
Orientador: | Lopes, Gisele Simone |
Palavras-chave: | Química orgânica;Aprendizagem;Química - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SILVA, Elison Alexandre da. Avaliação da aprendizagem em química orgânica no ensino médio: um estudo descritivo. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumo: | No presente trabalho de pesquisa, foram analisadas diferentes estratégias avaliativas com vistas à análise da aprendizagem escolar em química orgânica, especificamente dos conteúdos: propriedades e classificação dos carbonos, classificação das cadeias carbônicas, nomenclatura de compostos orgânicos e isomeria. Através de análises quantitativas e qualitativas, foi possível aplicar diversificados métodos avaliativos. Entre os métodos analisados de avaliação geralmente utilizados no ensino médio, destacam-se as provas com questões de múltipla escolha e com questões abertas. A aplicação dessas metodologias representam uma análise coerente da aprendizagem dos conteúdos curriculares estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, pois o estudante deve apresentar conhecimentos prévios acerca das temáticas, além de estimular o estudo prévio. Utilizou-se a dramatização sobre temáticas da química orgânica, como as funções orgânicas e química ambiental, nos quais os estudantes participantes da pesquisa expressaram-se através de peças teatrais, utilizando as artes cênicas como forma de expressão, além de representarem os efeitos nocivos das drogas e relacioná-los com o conhecimento curricular das funções aminas. Todas as apresentações foram documentadas em vídeo para análises posteriores. Foi proposta também a utilização de seminários como procedimento avaliativo, em que os educandos puderam expressar temáticas diferenciadas divididas em grupos. Os alunos também realizaram a criação de histórias em quadrinhos sobre assuntos da química orgânica. As análises das disposições das falas, a relação com o tema proposto e a consistência do conhecimento químico foram os critérios fundamentais elencados para atribuição de notas.Em cada método de exame, foi realizado um levantamento das notas obtidas em cada procedimento avaliativo. Percebe-se que a avaliação da aprendizagem ultrapassa a simples atribuição de notas ao desempenho dos estudantes, pois nem sempre os valores atribuídos repercutem em efetiva aprendizagem. A produção textual também foi uma metodologia de avaliação aplicada aos estudantes da turma pesquisada. Foi proposto que eles elaborassem um relatório de práticas sobre o estudo dos ésteres e sua reação com hipoclorito de sódio. Logo após a experiência realizada no laboratório interdisciplinar de ciências da escola, foi proposta aos educandos a elaboração individual de um relatório da prática e feita uma análise de aspectos como a escrita sobre o tema e análise dos resultados e discussões com os elementos inerentes a metodologia científica. |
Abstract: | In this research work were analyzed different evaluative strategies for the assessment of school learning in organic chemistry, specifically the contents: properties and classification of carbon, classification of carbon chains, naming organic compounds and isomerism. Through quantitative and qualitative analysis it was possible to apply diverse evaluation methods. Among the methods analyzed evaluation generally used in high school there are the tests with multiple choice questions and open questions. The application of these methodologies represent a coherent analysis of learning curricula established by the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, for the student must submit prior knowledge of the subject, besides stimulating the previous study. We used the drama on topics of organic chemistry, such as bodily functions and environmental chemistry, in which the survey participants-students expressed through plays using the performing arts as a means of expression, besides representing the harmful effects of drugs and relate them to the curricular knowledge of amine functions. All presentations were documented on video for later analysis. It was also proposed the use of seminars as evaluation procedure where the students could express different themes divided into groups. Students also made the creation of comic books on subjects of organic chemistry, analysis of the provisions of the talks and their relation to the theme and the consistency of the chemical knowledge were the key criteria that were listed for grading. In each test method, a survey was conducted of the marks obtained in each evaluation procedure. It is noticed that the assessment of learning goes beyond simply assigning grades to student performance, because not always the assigned values resonate with effective learning. The text production was also a valuation methodology applied to students of the searched class. It was proposed that they prepare a report on the practical study of esters and their reaction with sodium hypochlorite. Soon after the experiment conducted in the interdisciplinary lab school science, it was proposed to students the individual elaboration of a practice report and an analysis of aspects such as writing on the subject and analyzing the results and discussions with inherent scientific methodology elements. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15287 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 _dis_easilva.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.