Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha de O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990
Autor(es): Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palavras-chave: Alfabetização popular;Regime militar;Educação popular;Estado autoritário
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. O Estado, a alfabetização e a educação popular no Chile, 1964-1990. Tradução de: Clayton Mendonça Cunha Filho. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 28, v. 1, n. 51/52, p. 129-130, 2006. Resenha da obra de: HOLTON, Graham E. L. Robert Austin, The State, Literacy, and Popular Education in Chile, 1964-1990. Lanham, Maryland: Lexington Books, 2003. 416p.
Resumo: A associação entre massas e maldade, proposta por Sigmund Freud, expressa bem o desejo inconsciente de muitos intelectuais de justificar a eliminação das massas da política. Daí o temor que as elites europeias cultivavam do acesso das massas ao poder, através da alfabetização e da cultura popular. Para as elites, o acesso das massas ao poder seria uma das maiores ameaças à civilização. A introdução da educação básica universal permitiu que o texto impresso também fosse produzido e disseminado a serviço da revolução. As campanhas de alfabetização universal criaram os mesmos medos, violentamente expressos, na América Latina...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15238
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_blrbeserra.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.