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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Guerrilha na educação: a ação pedagógica do Movimento Negro na escola pública
Autor(es): Pereira, Amauri Mendes
Palavras-chave: Movimento negro;Racismo;Educação;Cultura;Consciência negra
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PEREIRA, Amauri Mendes. Guerrilha na educação: a ação pedagógica do Movimento Negro na Escola Pública. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 2, n. 46, p. 26-35, 2003.
Resumo: Este trabalho analisa o impacto da luta contra o racismo no âmbito da Educação. O ponto de partida é um mapeamento dos eventos de Consciência Negra que são realizados em escolas públicas, estaduais e municipais do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar suas concepções a respeito da Cultura e Consciência Negra, bem como para saber de intervenções junto à rede, se solicitam/orientam/analisam os eventos, seu alcance e desdobramentos. Observou- se que os eventos de Consciência Negra em escolas públicas apresentam variadas características e lidam com temas praticamente inexistentes em programas curriculares e em livros adotados para as disciplinas em geral. Como esses eventos não parecem responder as demandas do sistema educacional, a hipótese é de que sejam respostas a demandas geradas pela ação do Movimento Negro e daí viriam os subsídios e incentivos. Conclui-se, então, que a ação do Movimento Negro, na sociedade e na escola, vem gerando o desequilíbrio das certezas e impondo muitas recomposições de ideias, lugares sociais e espaços de poder.
Abstract: This study analyses the impact of the struggle against racism in Brazilian education. Its stating point is a study of events in the Black Consciousness movement which are carried out in public, state and municipal schools in Rio de Janeiro, with the objective of assessing their conceptions concerning the black culture and consciousness as well as trying to understand what happens when one asks Black Consciousness Movement for orientation or analysis of events in their specific field. It was noted that the events organized by Black Consciousness in public schools showed a variety of characteristics and dealt with topics never found in school programs or the school textbooks. As these events appear not to come from the educational system, the probability is that they are generated by the Black Movement from which comes subsidies and incentives. The study concludes that the action of the Black Movement both in society and in the schools is obliging people to change their ideas concerning social and power spaces.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15181
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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