Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15154
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leitura
Autor(es): DONATO, Eronides Câmara
Palavras-chave: Livros didáticos;Ideologias;Construção de identidades
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: DONATO, E. C. (2002)
Resumo: Este texto trata da leitura como formação e a formação como leitura. Formação neste texto é apresentada como aquilo que nos modifica. Para discutirmos esse desejo de formação, questionamos a leitura como representação do real e apresentamos como alternativa, a leitura como instituição do real. As leituras, que representam o real, têm contribuído para fixar identidades causando mal-estar em homens e mulheres. Um exemplo são as leituras que temos feito nos livros didáticos de história. Elas narram as identidades de negros, de brancos, de índio, de colonizadores, de colonizados, de ocidente, de oriente como se fossem naturais.
Abstract: This article deals with reading as formation and formation as reading. Formation is thus presented assomething that can modify us. In order to discuss the desire of formation, it questions the reading as the representation of the real and present, as an alternative, and the reading as an institution of lhe real. The reading that represents the real has contributed to produce identities causing discomfort to both men and women. An example of this are the ideas transmitted by the books of History. They present identities historically produced suchas blacks, whites, natives, colonizers, Westem, etc as if they were natural.
Descrição: DONATO, Eronides Câmara. As narrativas dos livros didáticos de história e a construção de identidades: o papel in(formativo) da leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 75-82, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15154
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_ecdonato.pdf7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.