Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Tipo: Artigo de Periódico
Título: História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
Autor(es): Lima, Helayne Mikaele Silva
Batista Júnior, João do Carmo
Palavras-chave: Livro didático;Revolução;Ensino;História;América
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455
Citação: LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.
Resumo: Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_hmslima.pdf121,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.