Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
Autor(es): | Lima, Helayne Mikaele Silva Batista Júnior, João do Carmo |
Palavras-chave: | Livro didático;Revolução;Ensino;História;América |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455 |
Citação: | LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015. |
Resumo: | Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DHIS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_hmslima.pdf | 121,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.