Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
Tipo: Dissertação
Título: O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? o impacto do programa de alfabetização na idade certa - PAIC e outros determinantes
Autor(es): Holanda, Ana Maria de Lima
Orientador: Simonassi, Andrei Gomes
Palavras-chave: Alfabetização;Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
Data do documento: 2013
Citação: HOLANDA, Ana Maria de Lima. O que funciona para melhorar a proficiência do aluno ? O impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC e outros determinantes. 2013. 31f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduaçao em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e de outras variáveis que caracterizam as famílias, a escola e o decente, sobre o resultado municipal da Prova Brasil em 2011 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, oriundos do Programa em 2008 (2ºano do Ensino Fundamental). Para isto, estima-se dois modelos econométricos utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e SUR, a partir dos microdados da Prova Brasil e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - IBGE. Através de uma análise comparativa dos resultados por município do Estado do Ceará com outros municípios nordestinos, foram encontradas evidências que corroboram a hipótese de que o PAIC exerce um papel contundente na educação de crianças, especialmente aquelas cujas mães não são alfabetizadas.
Abstract: This Study aims to analyze the impacts of the Literacy Program at Right Age (PAIC), and other variables that characterize the householders, schools and teachers, on the outcome of Proof Brazil in 2011 from students at 5th Grade of Elementary School that participated of this program in 2007 and 2008 (2nd year of Elementary School). For this we estimate two models using methods of OLS and SUR using municipal microdata from Proof Brazil and data from Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Through a comparative analysis of the results we have found evidences supporting the hypothesis that the PAIC Program plays a role in the education of the children from the cities that have established the program, especially those whose mothers are less literate
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14806
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dissert_amlholanda.pdf417,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.