Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14790
Tipo: | Dissertação |
Título: | Memorial de artistas-educadores/as - a experiência junto à associação de corais infantis Um Canto em Cada Canto/ACIC como um possível percurso para o trabalho com arte na escola |
Autor(es): | Lima, Giselda Maria de Castro |
Orientador: | Linhares, Ângela Maria Bessa |
Palavras-chave: | Choeurs des enfants;Histoire de Vie;Regentes (Música) – Ceará – Atitudes;Coros infantis – Ceará;Canto Coral Infantio-juvenil – Instrução e estudo – Ceará;Arte na educação – Ceará;Narrativas Pessoais |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | LIMA, Giselda Maria de Castro. Memorial de artistas-educadores/as - a experiência junto à associação de corais infantis Um Canto em Cada Canto/ACIC como um possível percurso para o trabalho com arte na escola. 2015. 252f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa detém-se sobre a experiência desenvolvida pela Associação de Corais Infantis “Um Canto em Cada Canto”/ACIC a partir de histórias de vida e formação de artistas-educadores/as, também chamados regentes populares, que fizeram parte do trabalho de arte-educação realizado junto a 27 corais infantis na periferia de Fortaleza e cerca de 300 corais infantis no interior do Ceará entre 1988 e 2008. Cotejando a história de vida desses artistas-educadores/as da ACIC com a metodologia de trabalho da entidade que inclui três momentos: 1.amorização do grupo 2.trabalho com a música 3.o brincar/o brinquedo, a pesquisa qualitativa de cunho colaborativo realizada a partir de ciclos reflexivos e de entrevistas semiabertas identificará tanto os processos de auto, hetero e ecoformação na práxis educativa desses sujeitos, que têm na gênese do trabalho da ACIC um processo de formação que passa pela experiência do Polo de Música de Messejana, quanto os aprendizados para um possível trabalho com arte na escola. Como fundamentos teóricos apoia-se nos conceitos de educação (do) sensível de João-Francisco Duarte Jr., de formatividade de Luigi Pareyson, de história de vida e formação em Delory-Momberger, Josso e Cecília Warschaeur e no de práxis educativa de Paulo Freire, além de se referenciar em Mário de Andrade relativamente à música e em Rudolf Steiner relativamente ao desenvolvimento da criança. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14790 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_gmclima.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.