Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório
Autor(es): Pascual, Jesus Garcia
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa;Observação participante;Educação
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Pascual, J. G. (2002)
Resumo: O artigo focaliza a utilização do método etnográfico nas pesquisas em educação. Faz, inicialmente, uma retrospectiva das bases epistemológicas das pesquisas nas Ciências Sociais e examina as características marcantes da observação participante em três monografias de renomados antropólogos. A seguir, o artigo estuda a insurgência do modelo etnográfico na educação, através da monografia de P. Wilis, que analisa a escola como um cenário de resistência e de reprodução social. Encerra-se o artigo afirmando que, embora os educadores não cumpram todas as recomendações dadas pelos antropólogos, a observação participante traz contribuições significativas para a pesquisa educacional.
Abstract: This article discusses the uses of the ethnographic method on educational research. It examines the main characteristics of participant observation in three classical educational ethnographic studies. The article concludes by stating although researchers do not always follow what is recommended by the classical anthropologists, the participant observational method brings about a significant contribuition to educational research.
Descrição: PASCUAL, Jesus Garcia. Pesquisa etnográfica na educação: estudo introdutório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 05-25, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14732
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_jgpascual.pdf19,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.