Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14464
Type: Artigo de Periódico
Title: A evolução dos valores religiosos e da disciplina: o colégio da Imaculada Conceição (CIC), no município de Fortaleza, nas décadas de 1930 a 1970
Authors: Magalhães, Suzana Marly da Costa
Cunha, Cleane Soares da
Keywords: Disciplina;Valores sacrais;Igreja católica;Rituais
Issue Date: 1999
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: MAGALHÃES, Suzana Marly da Costa; CUNHA, Cleane Soares da. A evolução dos valores religiosos e da disciplina: o colégio da Imaculada Conceição (CIC), no município de Fortaleza, nas décadas de 1930 a 1970. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 100-111, 1999.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação avulta como um dos instrumentos mais eficazes de formação da subjetividade e indicador dos padrões reinantes da cultura: desvelar os valores da escola brasileira - que foi predominantemente privada, católica - significa aclarar aspectos fundamentais da própria cultura brasileira e o grau de influxo de mudanças da cultura ocidental. Este trabalho visa descrever as mudanças na estrutura sacro-disciplinar do Colégio da Imaculada Conceição (CIC), no Município de Fortaleza, das décadas de 1930 a 1970, através da metodologia de história de vida, com 17 sujeitos. Constatou-se a lenta dissolução da estrutura sacro-disciplinar da época tridentina rumo a uma secularização que destronou valores monásticos, ascéticos, de rejeição religiosa do mundo em favor de uma religiosidade centrada na consciência social e na legitimação da esfera mundana.
Abstract: Scooling is a powerful tool the subjectivity making and indicator of cultural prevailing standards. Brasilian schooling values that were specially private, catholic cleared up the essential aspects of the own brazilian culture and the injlux step of the western cultural changing. This report aims at a description of the changings in lhe sacred-dísciplinary structure at Imaculada Conceição high school (CIC), in Fortaleza county, from 1930 to 1970, using the life history metodology with its 17 subjects. A slowly breaking up was verified with the sacred-disciplinary structure from the ecclesiastical period to the secularism that detrhoned monarchic values of the world religious refusal in favor of a piety centralized in a social perception and a legitimacy of the world influence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14464
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_smcmagalhaescscunha.pdf12,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.