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Title in Portuguese: Trilhas poéticas do ensino de artes: o experimento artístico e estético como base para a formação docente em artes visuais no ensino fundamental para rede pública municipal de Fortaleza-CE
Title: Poetic paths of art teaching: the artistic and aesthetic experiment as a base for the teaching development on visual arts in the elementary school of public education network at Fortaleza - CE
Author: Castro, Genivaldo Macário de
Advisor(s): Leite, Raimundo Hélio
Keywords: Arte – Estudo e ensino – Avaliação – Ceará
Professores de arte – Formação – Ceará
Educação artística (Ensino fundamental)
Assessment of the teaching of Visual Arts
Artistic and aesthetic experiment
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: CASTRO, Genivaldo Macário de. Trilhas poéticas do ensino de artes: o experimento artístico e estético como base para a formação docente em artes visuais no ensino fundamental para rede pública municipal de Fortaleza-CE. 2015. 239f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Portuguese: Esta tese apresenta como figura as trilhas poéticas do ensino em Artes Visuais, tendo o experimento artístico e estético mediado pela poética artística pessoal como alvo da reconfiguração da formação do docente em Artes Visuais. O objetivo consistiu na investigação da concepção dos docentes da linguagem do ensino de Artes Visuais sobre experimentos artísticos e estéticos e da avaliação dessas práticas, com vistas a redimensionar saberes e fazeres em suas ações pedagógicas. A fundamentação teórica desta tese atribui que o objeto de estudo é de natureza ontológica, o qual solicita a abordagem fenomenológica, tendo a arte como elemento originário o seu autor (HEIDEGGER, 2003, 2005, 2010, 2011) e a desconstrução como meio de desabrochar a arte (DERRIDA, 2002). A visão de ensino de Arte Contemporânea se faz presente, despontando a concepção de que Arte e vida se aproximam (BARBIERI, 2009; COHN, 2013; KONESKI, 2009; LEDUR, 2012; TESCH; VERGARA, 2012). A metodologia adotada foi a pesquisa educacional fenomenológica e ocorreu a partir dos conceitos e definições do pensamento de Heidegger e Merleau-Ponty (1999, 2009). A amostra apresentou oito professores da linguagem de Artes Visuais, com e sem formação na área de Artes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará (CE). O trabalho de campo se pautou num curso experimental, no qual os participantes ocuparam papéis inicialmente como discentes e posteriormente como docentes (em suas próprias salas de aula). A aquisição do corpus da pesquisa foi obtida através de questionários, entrevistas, memoriais, ateliês de experimentos artísticos em Artes Visuais e sessões reflexivas gravadas em vídeo. Os dados foram tratados sob a fusão de horizontes, com base na hermenêutica de Gadamer (1997), na compreensão do tipo antes e depois, através das preconcepções e das concepções sobre o ensino de Artes Visuais. Depreende-se que os participantes do curso compreenderam que a produção artística dos alunos pode resultar das ideias do próprio discente. Portanto, conclui-se que a experiência adquirida nos laboratórios da metodologia proposta fez com que os docentes despertassem em seus aprendizes a descoberta de que estes são depositários de sua própria poética artística, o que torna desnecessário utilizar obras existentes como modelo a ser imitado.
Abstract: This thesis presents the poetic trails of teaching in Visual Arts, with the artistic and aesthetic experiment mediated by the artistic personal poetic as objective of rearrangement of the teacher’s formation in Visual Arts. The main purpose of the current research was to accomplish an investigation concerning the teacher’s conception of the language of Visual Arts’ teaching about artistic and aesthetic experiments as well as the assessment of those practices intending to readjust knowledge and practices in their pedagogic actions. The theoretical foundations of this thesis attributes that the object of study presents an ontological nature which requests the phenomenological approach, with art as an original element from the author (HEIDEGGER, 2003, 2005, 2010, 2011) and the deconstruction as a way of sprouting art (DERRIDA, 2002). The perspective of teaching Contemporary Art is also present, pointing to the conception that Art and life approach (BARBIERI, 2009; COHN, 2013; KONESKI, 2009; LEDUR, 2012; TESCH; VERGARA, 2012). The methodology adopted was the phenomenological educational investigation based on concepts and definitions of the thought of Heidegger and Merleau-Ponty (1999, 2009). The sample was composed by eight teachers of the language of Visual Arts, with and without formation in the area of Arts, from the 6th to the 9th year of Elementary School in the public school system of Fortaleza-Ceará. The field work was established in an experimental course, in which the participants occupied roles initially as students and later as teachers (at their own classrooms). The acquisition of the corpus of this research was obtained through questionnaires, interviews, memorials, studios of artistic experiments in Visual Arts and reflexive sessions recorded in video. The data were treated according the fusion of horizons, based on the hermeneutic perspective of Gadamer (1997) and on the type before and after, through preconceptions and conceptions on the teaching of Visual Arts. The analysis of the results revealed that the participants of the course understood that the students’ artistic production can result of the apprentice’s own ideas. In conclusion, the acquired experience in the laboratories of the proposed methodology allowed the teachers to promote the discovery, by their students, of their own artistic poetic. Thus, it is not necessary to use existent works as a model to be imitated.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14348
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