Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo
Autor(es): Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Escola;Processos de subjetivação;Espaço disciplinar;Tempo
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999.
Resumo: Tem esse estudo o objetivo de analisar o disciplinamento na educação, tomando-se como referência os estudos de Michel Foucault e seus consequentes desdobramentos no controle tempo, na distribuição do espaço escolar, na pirâmide de olhares atentos e meticulosos que visam o bom adestramento dos sujeitos e disciplina de seus corpos.
Abstract: This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_jgvasconcelos.pdf8,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.