Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo |
Autor(es): | Vasconcelos, José Gerardo |
Palavras-chave: | Escola;Processos de subjetivação;Espaço disciplinar;Tempo |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | VASCONCELOS, José Gerardo. Subjetividade e disciplinamento na escola – uma leitura foucaultiana do espaço e do tempo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 53-61, 1999. |
Resumo: | Tem esse estudo o objetivo de analisar o disciplinamento na educação, tomando-se como referência os estudos de Michel Foucault e seus consequentes desdobramentos no controle tempo, na distribuição do espaço escolar, na pirâmide de olhares atentos e meticulosos que visam o bom adestramento dos sujeitos e disciplina de seus corpos. |
Abstract: | This study has as its objective to analyzing the disciplinary in education, taking as its reference the studies Michel Foucault and consequent affects on time control, the distribution of school space, before the attentive and exacting gaze of those who demand good training and disciplines for their bodies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14322 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_jgvasconcelos.pdf | 8,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.