Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14277
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Neoliberalismo, pós-modernidade e educação: algumas implicações
Autor(es): FERREIRA, Maria Onete Lopes
Palavras-chave: Globalização;Ciência Pós-Moderna;Privatização;Mercado
Data do documento: 1998
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FERREIRA, M. O. L. (1998)
Resumo: A educação e a formação da força de trabalho, do ponto de vista dos interesses das classes dominantes, são hoje compreendidas a partir de novos enfoques. A pós-modernidade, o neoliberalismo metamorfoseiam conceitos e práticas de ensino de acordo com as necessidades e interesses econômicos capitalistas gerando como consequência a quase extinção do sentido humanista atribuído à educação. A condição dita pós-moderna pretende representar o progresso histórico na perspectiva do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade capitalista. O advento da assim chamada pós-modernidade encerra teorias acerca do conhecimento e saber, as quais rompem com a concepção moderna de ciência e com os pressupostos científicos que fundavam saber e métodos de investigação ditos modernos. Há divergência quanto ao sentido atribuído ao termo pós-moderno e não aceitação unânime deste conceito, porém a arte, a cultura, a arquitetura e parte do pensamento filosófico da contemporaneidade, dentre outros aspectos, apresentam modificações impossíveis de serem contestadas e estas trazem consequências para a vida humana nos seus diversos campos.
Abstract: Nowadays education and workforce training from burgueoisie point of view are known from a new sense. Postmodernism and newliberalism change the concepts and teaching duty according to economic capitalist interests, so it creates, as consequence, almost the extinction of the humanist sense assigned to education. The condition called postmodern intends to appoint the historical progress in the perspective of scientific and technological development of the capitalist society. The advent of the postmodernism contains theory concerning knowledge that breaks with the modern conception of science and its research methods. There is divergence about the sense of the postmodern word and not unanimous acceptance of this concept. However, nowadays culture, art, architecture and part of phiosophical thought show us some modification which are impossible to be contested and that, really bring consequence to human life in its diverses sense.
Descrição: FERREIRA, Maria Onete Lopes. Neoliberalismo, pós-modernidade e educação: algumas implicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 82-92, 1998.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14277
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_molferreira.pdf10,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.