Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14167
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informática no ensino de 2º grau: a experiência do Ceará
Autor(es): Machado, Elian de Castro
Palavras-chave: Informática na escola;Ensino formal;Política e economia;Terceiro milênio
Data do documento: 1991
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MACHADO, Elian de Castro. Informática no ensino de 2º grau: a experiência do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 14, n. 21 e 22 p. 155-160, 1991.
Resumo: A introdução de computadores no ensino formal vem acontecendo, em nível mundial, por três motivos principais. Em primeiro lugar, o aparecimento de microcomputadores tornou possível a distribuição de computadores nas diversas escolas devido à redução do preço e à portabilidade. Com o micro vieram os programas (software) para uso pessoal e para uso escolar. Antes do surgimento dos microcomputadores não era possível se pensar na utilização de computadores no ensino por causa do elevado preço e também devido ao porte físico dos computadores. Os computadores só podiam ser utilizados, na maioria dos casos, na área de administração escolar. Além do microcomputador, outro fator de ordem política também foi decisivo na introdução de computadores no ensino. Era indispensável, especialmente nos países ricos, preparar a população para o terceiro milênio. De acordo com articulistas políticos e econômicos o mundo está caminhando na direção de uma nova sociedade dominada pela informação, onde o conhecimento e a ciência desempenharão papel primordial nessa nova sociedade. Assim, era preciso preparar as gerações mais jovens para a sociedade da informação. Os meios avançados de controle e de distribuição da informação, especialmente os computadores, serão elementos essenciais no desempenho dessas novas funções...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14167
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_art_ecmachado.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.