Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise |
Autor(es): | Therrien, Jacques |
Palavras-chave: | Movimentos sociais;Meio rural;Práticas educativas |
Data do documento: | 1987 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | THERRIEN, Jacques. Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 57-63, 1987. |
Resumo: | Tanto a escola e outras instituições formais de educação, como os movimentos sociais e outras formas de organização no campo são palcos de práticas educativas imbuídas de um determinado saber de aprendizagem própria aos contextos do cotidiano onde este se explicita. Esta constatação justifica a busca dos eixos comuns entre as referidas práticas pedagógicas nos dois espaços apontados. As reflexões a seguir partem de uma indagação: como se apropriar do saber produzido nas práticas educativas dos movimentos sociais para o redimensionamento da escola no meio rural? Esta questão tem origem no confronto de duas linhas de estudo desenvolvidas nas pesquisas sobre educação no meio rural. São elas: educação e movimentos sociais no campo e educação escolar no meio rural. Faz-se necessário, portanto, explicitá-las como paradigmas de investigação a serem dirigidos para um eixo comum de produção científica. Desta formulação passar-se-á à identificação de referenciais de análise voltados para o redimensionamento da escola e da formação da professora... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1987_art_jtherrien.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.