Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise
Autor(es): Therrien, Jacques
Palavras-chave: Movimentos sociais;Meio rural;Práticas educativas
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: THERRIEN, Jacques. Os movimentos sociais e a compreensão da escola no meio rural: um eixo de análise. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 57-63, 1987.
Resumo: Tanto a escola e outras instituições formais de educação, como os movimentos sociais e outras formas de organização no campo são palcos de práticas educativas imbuídas de um determinado saber de aprendizagem própria aos contextos do cotidiano onde este se explicita. Esta constatação justifica a busca dos eixos comuns entre as referidas práticas pedagógicas nos dois espaços apontados. As reflexões a seguir partem de uma indagação: como se apropriar do saber produzido nas práticas educativas dos movimentos sociais para o redimensionamento da escola no meio rural? Esta questão tem origem no confronto de duas linhas de estudo desenvolvidas nas pesquisas sobre educação no meio rural. São elas: educação e movimentos sociais no campo e educação escolar no meio rural. Faz-se necessário, portanto, explicitá-las como paradigmas de investigação a serem dirigidos para um eixo comum de produção científica. Desta formulação passar-se-á à identificação de referenciais de análise voltados para o redimensionamento da escola e da formação da professora...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14051
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_jtherrien.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.