Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
Title in Portuguese: A relação teoria/prática na ação docente
Author: Damasceno, Maria Nobre
Keywords: Teoria e Prática
Ação docente
Pragmatismo pedagógico
Issue Date: 1987
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Damasceno, M. N. (1987)
Abstract in Portuguese: Ao longo de nossa experiência como professora de ensino de 1.° e 2.° e 3.° graus, tornou-se lugar comum ouvir alunos e professores afirmarem que nosso ensino se caracteriza por ser acentuadamente teórico, e por essa razão a prática ocupa uma posição secundária no mesmo. Essa maneira de ler a realidade do ensino decorre da visão dicotômica que concebe a teoria e a prática como componentes isolados e mesmo opostos. De acordo com esta ótica, a teoria tem sua própria lógica, sua especialidade, cabendo-lhe pensar, elaborar, enfim, teorizar. Por seu turno, a prática tem seu campo específico que consiste em executar, agir, fazer as coisas. Em conseqüência, estes dois mundos da atividade humana devem manter-se separados, pois a teoria atrapalha a prática, e esta dificulta o trabalho teórico...
Description: DAMASCENO, Maria Nobre. A relação teoria/prática na ação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 37-44, 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987_art_mndamasceno.pdf7,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.