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dc.contributor.authorDamasceno, Maria Nobre-
dc.date.accessioned2015-11-20T14:21:38Z-
dc.date.available2015-11-20T14:21:38Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationDamasceno, M. N. (1987)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14045-
dc.descriptionDAMASCENO, Maria Nobre. A relação teoria/prática na ação docente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 37-44, 1987.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectTeoria e Práticapt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectPragmatismo pedagógicopt_BR
dc.titleA relação teoria/prática na ação docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo de nossa experiência como professora de ensino de 1.° e 2.° e 3.° graus, tornou-se lugar comum ouvir alunos e professores afirmarem que nosso ensino se caracteriza por ser acentuadamente teórico, e por essa razão a prática ocupa uma posição secundária no mesmo. Essa maneira de ler a realidade do ensino decorre da visão dicotômica que concebe a teoria e a prática como componentes isolados e mesmo opostos. De acordo com esta ótica, a teoria tem sua própria lógica, sua especialidade, cabendo-lhe pensar, elaborar, enfim, teorizar. Por seu turno, a prática tem seu campo específico que consiste em executar, agir, fazer as coisas. Em conseqüência, estes dois mundos da atividade humana devem manter-se separados, pois a teoria atrapalha a prática, e esta dificulta o trabalho teórico...pt_BR
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