Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13958
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A teoria da educação no conflito das racionalidades
Autor(es): Oliveira, Manfredo Araújo de
Palavras-chave: Homem;Essência e efetividade;Educação
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: OLIVEIRA, M. A. (1987)
Resumo: O homem se experimenta a si mesmo, na concretude do seu existir, marcado, inicialmente, por um vazio fundamental: ele, em contraposição às outras realidades, não possui seu ser, tem que conquistá-lo. Sua característica originária é, assim, a abertura: ele nem já é pronto como o anorgânico, que, em si, é perfeito em sua essência e efetividade, nem tem essência e efetividade como uma disposição interior, que, automaticamente, se desenvolve como no caso do orgânico. O homem é tarefa de autoprodução e isto constitui sua situação originária: como ser sem essência e efetividade ele está aberto à conquista de si na medida em que, em sua ação, medeia o seu ser através do mundo de obras, em todas as esferas de sua vida. Seu existir emerge, a partir daqui como a luta pela conquista de uma forma própria de seu ser-homem, nas diversas situações históricas.
Descrição: OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A teoria da educação no conflito das racionalidades. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 01-19, 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13958
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_maoliveira.pdf9,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.